top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Por que a má postura causa dores?

Atualizado: 1 de dez. de 2023


A má postura é um dos principais malefícios do século XXI. Com a rotina cada vez mais corrida do dia a dia e cada vez mais apegados ao celular, a má postura acaba fazendo parte da vida da maioria das pessoas.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas já tiveram ou terão episódios de dores nas costas ao longo da vida. As dores são uma das principais consequências da má postura e aqui vamos te mostrar como funciona essa relação e como fazer para melhorar a sua postura.


Como a má postura provoca dores?

A má postura afeta a nossa coluna vertebral. E isso prejudica a curvatura e contorno natural do nosso corpo. E com a nossa estrutura vertebral comprometida, nosso corpo sente e isso causa dores. Músculos, articulações e ligamentos acabam sendo sobrecarregados quando o nosso corpo está desarmonizado.


E tudo isso é consequência da má postura. Mesmo que a postura errada não seja a origem das dores, ela é um dos fatores que agrava o problema. Por isso, é muito importante ficar de olho! Então, quando a postura não é boa, ela causa sobrecargas e isso pode gerar dores em qualquer parte do nosso corpo.


Quais são as consequências da má postura para o nosso corpo?

A má postura traz diversos problemas que vai muito além das dores. Abaixo, listamos algumas das principais consequências da má postura para o nosso corpo, confira:


Dores em qualquer parte do corpo

Já falamos um pouco sobre isso aqui. A má postura gera sobrecargas no nosso corpo e isso gera dores. E as dores podem atingir qualquer parte do corpo, dependendo das atividades que a pessoa desenvolve no dia a dia.


Então, quem passa a maior parte do dia sentado em uma postura errada tende a viver com dores na lombar. Já quem vive com a cabeça baixa olhada para o celular tende a ter mais dores no pescoço, por exemplo. E assim por diante.


Vale ressaltar também que as dores podem ser dores musculares, causadas pela tensão muscular nas fáscias, ou serem dores nas articulações, em caso de sobrecarga em alguma articulação do corpo.


Mau funcionamento de órgãos internos

Os órgãos internos que fazem parte do nosso sistema renal, respiratório e gastrointestinal são afetados pela má postura. As alterações posturais acabam dificultando o funcionamento dos órgãos no médio e longo prazo.


A má postura pode diminuir a capacidade do nosso pulmão, já que dificulta a mobilidade de ar da parte interna e externa dos pulmões, por exemplo.


Alterações na coluna vertebral

Com o tempo, a má postura pode causar alterações na nossa coluna vertebral. Dentre as mais comuns, podemos citar a escoliose, que é um encurtamento causado por uma curvatura lateral da coluna, e a cifose, o qual é a tradicional “corcunda”, que se caracteriza como uma curvatura para trás na região torácica.


Como o alinhamento postural pode ajudar a corrigir a postura?

O alinhamento postural é a melhor técnica para corrigir a sua postura. Essa técnica de terapia manual engloba diversos conceitos e métodos como a liberação miofascial e a quiropraxia e visa corrigir a postura.


Então, dentro da avaliação do fisioterapeuta, o alinhamento postural é ministrado para deixar a coluna o mais ereta possível. E com isso, deixar o corpo mais harmonizado. E isso é essencial para evitar sobrecargas em músculos, ligamentos e articulações.


E mais: o alinhamento postural ajuda não só a diminuir dores e incômodos, como também ajuda pessoas a criar consciência corporal e prevenir a volta das dores.


Quer corrigir a má postura com o alinhamento postural? A Clinic Advance é pioneira nessa técnica no Brasil. Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page