top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Má postura em exercícios no BBB mostra importância do acompanhamento profissional

Atualizado: 27 de nov. de 2023




Há algumas semanas, uma cena no BBB chamou bastante atenção de educadores físicos, fisioterapeutas e profissionais de saúde.


A participante Eslovênia Marques realiza o exercício “agachamento sumô” de maneira completamente errada. E isso levantou a importância de contar com acompanhamento profissional na hora de praticar exercícios.


A rotina agitada faz com que as pessoas acabem realizando as atividades do dia a dia sem se atentar a postura correta. E isso acontece em qualquer atividade do dia, seja ao sentar-se na cadeira para trabalhar ou no sofá para ver televisão e até ao fazer exercícios físicos.


E o principal problema de alimentar a má postura é que isso vira um hábito, acaba se tornando normal sem que percebamos. A má postura é um dos fatores que podem ajudar no desenvolvimento de dores nas costas e problemas na coluna.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 85% da população sofre ou ainda vai sofrer com problemas na coluna. Isso afeta diretamente a qualidade de vida e pode contribuir para outros problemas que afetem o nosso desempenho.


Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, sobre o episódio ocorrido no BBB e sobre a importância de ter uma postura correta em qualquer situação do dia a dia. Confira a entrevista abaixo:




Qual é a importância de manter uma postura correta na hora de fazer exercícios?


Quando fazemos qualquer atividade física, seja aeróbica ou de fortalecimento, com o corpo desalinhado, temos muito mais propensão a compensar outras partes do seu corpo.


Se o seu quadril está torto, você vai acabar colocando mais peso de um lado do que o outro.

Se o ombro está desalinhado, você vai forçar mais para um lado do que o outro. Se o seu pescoço está projetado para frente, você faz mais força e cria mais tensão na cervical. Esses são alguns exemplos do que acontece quando realizamos exercícios com uma postura errada.



O que uma má postura ao fazer exercícios pode causar em uma pessoa?


A prática de exercícios numa má postura pode gerar uma lesão muscular ou articular. Também é possível acarretar a sobrecarga ou lesionar o tendão. E em pessoas que tem uma pré-disposição a hérnia de disco, isso pode agravar o problema. Com a prática repetitiva de exercícios de forma errada, a pessoa causará um desgaste mais rápido na coluna de forma inconsciente.



Qual pode ser o impacto de pessoas fazerem exercícios sozinhas como no BBB?


O impacto das pessoas fazerem exercícios sem um acompanhamento profissional é justamente esse. Isso aumenta as chances de a pessoa realizar exercícios com uma postura errada e isso torna muito mais provável o aparecimento de lesões e outras patologias.


Por isso, é importante fazer exercícios acompanhado de um profissional capacitado para garantir que a pessoa não enfrente nenhum problema com lesões, já que terá uma ajuda especializada para fazer os exercícios com a postura correta.




Seria indicado que os brothers tivessem acompanhamento profissional dentro do programa?


Com certeza! Eu acredito que seria preciso que os brothers contassem com a presença de um profissional que, pelo menos, ajudasse em momentos no qual se nota que algum dos participantes está fazendo um exercício da forma errada.


Infelizmente, essa não é a realidade de hoje em dia e isso não acontece apenas no programa. Até mesmo em academias, os profissionais não têm essa consciência, não há qualquer cuidado!


Eu mesma já vi em academias, pessoas fazendo exercícios com uma postura completamente errada ou com sobrecarga de peso, o que as deixa muito vulneráveis para desenvolver lesões.



A prática de realizar exercícios de forma errada pode afetar o corpo? Quais são os impactos disto?


Sim, pode afetar o corpo, tanto a longo prazo quanto no curto prazo. Tem pessoas já possuem algum tipo de problema ou uma pré-disposição a alguma patologia e pode agravar a situação com a prática de exercícios com uma postura errada.


Diversas patologias podem ser desenvolvidas a curto ou longo prazo por conta de uma postura ruim na hora de fazer exercícios.



Como o alinhamento postural pode ajudar na manutenção de uma postura correta em exercícios?


Nós trabalhamos com a manipulação do corpo. Usamos técnicas de terapia manual para deixar o corpo mais alinhado possível. Dessa forma, a pessoa não terá compensações na hora de realizar exercícios. Também orientamos em relação aos exercícios que a favorecem em relação à postura e quais são as atividades prejudiciais.


Fazemos um acompanhamento ao quadro de exercícios dos pacientes fora da clínica e instruímos com a orientação correta. E o alinhamento postural deixa a pessoa com uma postura mais correta a prática de exercícios, esse é um dos principais benefícios dessa técnica.


A prática de exercícios é altamente benéfica para a saúde, mas é importante atentar-se a postura no dia a dia. Contar com acompanhamento profissional na hora de realizar atividades físicas e para ajudar em problemas de correção de postura e alívios de dores e tensões é fundamental para aumentar a qualidade de vida.


O acompanhamento de um personal trainer aliado a sessões frequentes de alinhamento postural podem fazer uma pessoa se sentir muito melhor, mais saudável e com o corpo e a mente em equilíbrio.


Quer ter acompanhamento profissional para fazer exercícios e tratar dores e tensões? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page