top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

O que fazer para tratar o nervo ciático inflamado?


homem com dores no nervo ciático

A dor no nervo ciático é algo comum e atinge pessoas de todas as idades e gêneros. Esse é um dos problemas mais incapacitantes, já que durante a crise por conta do nervo ciático inflamado, a pessoa sofre com limitações de movimentos e fortes dores que a impedem de fazer atividades rotineiras como trabalhar, estudar e fazer as tarefas de casa. 


Aqui, vamos falar sobre as principais causas, tratamentos e maneiras para prevenir a inflamação do nervo ciático. Vale ressaltar que os cuidados com o nervo ciático são muito importantes, já que esse é o nervo mais longo do nosso corpo, se estendendo das costas até os nossos pés, passando por toda a extensão das pernas. 


Para nos ajudar a entender a melhor maneira de tratamento o ciático inflamado, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, que nos explicou como a fisioterapia e o alinhamento postural são grandes aliados no tratamento desse tipo de inflamação. 


O que pode causar a inflamação do nervo ciático? 

“A compressão do nervo ciático pode estar associada a dores e tensões musculares ou devido à rigidez articular. Vale ressaltar que o nervo pode estar comprimindo sozinho. Essa inflamação pode acontecer de surpresa ou quando a pessoa faz algum movimento brusco e pinça o nervo, o que causa a famosa “travada na coluna”, explica Pedro. 


“Vale frisar também que quando a pessoa estiver com o ciático inflamado, ela estará com o corpo desalinhado. Como sempre falamos aqui, quando estamos desalinhados nós geramos sobrecargas no nosso corpo. Daí surgem problemas como dores musculares e dores nas articulações e a compressão do nervo ciático”, complementa. 


Onde dói quando o nervo ciático está inflamado?

No geral, é bastante comum que a dor no nervo ciático irradie para uma das pernas, mas pode acometer as duas. Sintomas como fisgadas e pontadas nas costas, dificuldade de locomoção, formigamento e queimação nas pernas, perna cansada também são comuns durante a inflamação do nervo ciático. 


Como saber se o nervo ciático está doendo?

Para ter a certeza de que o seu problema é no nervo ciático, a dica é ficar atento aos sintomas listados no tópico acima. Dessa forma, será muito mais fácil identificar se a dor é realmente no nervo ciático. Vale ressaltar que já nos primeiros sinais de dores na lombar e nas pernas, é possível entender que o nervo ciático está inflamado. 


Qual é o melhor tratamento para nervo ciático inflamado? 

O tratamento clínico da inflamação do nervo ciático passa pelo uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e para dor neuropática. O ortopedista, médico que avalia esse tipo de dor, também pode recomendar repouso por alguns dias e a realização de alguns exercícios para alívio e recuperação total da inflamação. 


Além da ajuda clínica, também é importante procurar um fisioterapeuta para fazer as manipulações necessárias no corpo a fim de acabar com a inflamação. Esse profissional pode encontrar a origem da compressão no nervo e indicar o tratamento mais adequado. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico. 


Como a fisioterapia pode ajudar a tratar a inflamação do nervo?

“A fisioterapia possui vários recursos para ajudar a desinflamar o nervo ciático. Aqui na Clinic Advance, nós começamos o tratamento com o alinhamento postural para alinhar o corpo do paciente e diminuir a possível origem da compressão do nervo ciático, diminuindo a inflamação”, destaca Pedro. 


“Com o corpo alinhado, nós também realizamos outros procedimentos como a eletroterapia, a liberação miofascial, mobilizações articulares, quiropraxia e outras técnicas que ajudam a tratar a inflamação no nervo ciático”, complementa.


A fisioterapia possui diversos recursos como o alinhamento postural e outras técnicas, que aliados conseguem ajudar o paciente a estar plenamente recuperado da inflamação no nervo ciático, em média, após três sessões. 


Como prevenir a inflamação no nervo ciático?

“É muito importante que a pessoa se movimente e busque ajuda profissional para realizar as atividades e tratamentos necessários para não sofrer novamente com o nervo ciático inflamado”, enfatiza Pedro. 


Fizemos uma lista abaixo com três dicas de prevenção essenciais para evitar a inflamação do nervo ciático, confira abaixo:


Alinhamento postural 

“Uma das melhores maneiras de prevenir a inflamação do nervo ciático é realizar sessões de alinhamento postural. Esse cuidado é importante como tratamento preventivo para diminuir as chances do paciente de sofrer com o nervo ciático inflamado e também com diversas outras patologias”, explica Pedro. 


Exercícios de alongamento e mobilidade

“Fazer exercícios de alongamento e de mobilidade também é um fator de prevenção importante. Com a realização frequente destes exercícios, o paciente consegue diminuir as tensões e a rigidez articular, o que diminui as chances da compressão no nervo”, explica Pedro. 


Atividades físicas 

“A prática de atividades físicas ajuda a fortalecer a nossa musculatura e as nossas articulações, isso é fundamental para evitar que o nervo ciático inflame. Atividades como natação, ioga e pilates podem ajudar bastante nestes casos”, indica Pedro. 


Quer tratar as suas dores no nervo ciático com alinhamento postural? Agende sua consulta com um de nossos profissionais. 




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page