O que é e como tratar uma contratura muscular?

veja como identificar e tratar uma contratura muscular

As dores musculares são bastante comuns no dia a dia e podem surgir a qualquer momento. Seja durante uma atividade física ou uma tarefa rotineira. Os músculos sempre pregam uma surpresa e nem sempre é algo tão agradável. Uma das lesões musculares mais frequentes é a contratura muscular. Aqui, vamos te explicar o que é e como tratar esse problema.

A maioria dos problemas musculares são decorrentes de uma contratura, que é definida por níveis, do mais leve ao mais grave. O problema pode acometer pessoas de todas as idades e apesar de não ser uma situação grave para a saúde, costuma ser bastante incômoda.

A fisioterapia é uma grande aliada no tratamento da contratura para recuperação total do músculo e o retorno pleno as atividades.

Para nos ajudar a entender o que é a contratura muscular, quais são suas principais causas, sintomas e tratamento, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos explicou com mais detalhe como esse tipo de lesão pode ocorrer no dia a dia.

O que é contratura muscular?

A contratura muscular é uma espécie de “nó” nas fibras musculares e podem acontecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum na coxa, na coluna, no pescoço e trapézio.

“Um lance clássico no futebol é quando o jogador de futebol sente a coxa durante a corrida, no momento ele para e coloca a mão na parte posterior da coxa, isso é uma contratura muscular”, explica Pedro.

Geralmente, a contratura muscular surge durante a atividade física, mas pode surgir em qualquer momento do dia, seja por um mal jeito ou por um esforço repetitivo. O problema é dividido em níveis e pode gerar bastante incômodo na região afetada.

“A contratura muscular é muito comum na prática esportiva, independentemente do tipo e intensidade de atividade física. Ao praticar qualquer tipo de exercício, o paciente acaba gerando uma fadiga muscular em determinados músculos e com isso sempre estará sujeito a ter algum tipo de lesão muscular como uma contratura ou estiramento muscular”, destaca Pedro.

Como saber se é estiramento ou contratura?

Muitas pessoas confundem os diferentes tipos de lesões musculares. Uma das principais dúvidas é entender se o problema é uma contratura ou um estiramento muscular. Por serem lesões semelhantes, pessoas leigas tem dificuldade de distinguir o problema.

Bom, não é tão difícil de identificar o tipo de lesão. A contratura muscular causa uma contração forte do músculo, de forma involuntária. Isso causa um nó nas fibras musculares, o que causa muita dor. Já o estiramento acontece por conta do alongamento excessivo do músculo.

Então, usando a analogia do futebol, a contratura acontece quando o músculo contrai durante uma corrida, o que gera dor. Já o estiramento muscular pode acontecer quando o jogador estica muito a perna em uma dividida, por exemplo. Vale lembrar que o estiramento muscular também é conhecido por distensão muscular.

O que pode causar a contratura muscular?

“Normalmente, a contratura acontece durante atividades físicas, mas também pode acontecer durante alguma atividade do dia a dia. Geralmente, lesões durante a rotina, a contratura tende a ser mais leve, já a contratura causada em atividades físicas costuma causar mais incômodo”, afirma Pedro.

Há diversas causas para a contratura muscular, listamos as principais abaixo, confira:

Sobrecarga em músculos específicos

Quando o músculo é submetido a um grande esforço físico por um longo tempo, a contratura muscular é um fator comum.

Então, se um atleta realiza treinamentos diários e força muito a coxa, ele tende a ter mais facilidade em adquirir contraturas, por exemplo. Uma pessoa comum que faz um esforço repetitivo de levantar carga durante o dia, também pode ter uma contratura nos músculos da coluna, por exemplo.

Desequilíbrio muscular ou má postura

Quando a pessoa possui um desequilíbrio muscular ou não adota uma postura correta, ela tem mais facilidade a ter contraturas musculares. Isso acontece porque outros músculos acabam compensando o desequilíbrio e contraem com mais facilidade. O torcicolo, por exemplo, é um exemplo de contratura geralmente causada pela má postura.

Sedentarismo

Pessoas sedentárias tem mais probabilidade a desenvolver contraturas musculares. Quando os músculos permanecem em uma mesma postura durante muito tempo, eles têm mais tendência a se contrair. Então, contraturas nas costas são comuns em pessoas que passam o dia sentadas trabalhando, por exemplo.

Fadiga muscular

“Uma das principais causas é a fadiga muscular por conta do excesso de atividade física, por exemplo”, destaca Pedro.

Quais são os sintomas da contratura muscular?

O fisioterapeuta Pedro listou os principais sintomas da contratura muscular, confira quais são eles abaixo:

• Dores na região

• Inchaço no local (edema muscular), que também pode ficar roxo

• Redução do movimento

• Rigidez muscular

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da contratura muscular?

Existem diversas formas de tratar uma contratura muscular, uma das principais e mais eficazes é a fisioterapia. Além do tratamento do problema, a fisioterapia também é importante para fortalecer os músculos, atuando de forma preventiva para que o paciente não sofra novas lesões.

“O tratamento fisioterápico busca atacar os sintomas, tratando a causa da contratura muscular. Então, nós avaliamos o paciente para entender os motivos do problema e a partir disso, tratamos os sintomas para aliviar as dores, o inchaço e a rigidez da região”, explica Pedro.

“Existem inúmeros recursos na fisioterapia para tratar uma contratura muscular como a termoterapia, a liberação miofascial, a eletroterapia. Também recomendamos diversos exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar a pessoa a recuperar toda a musculatura e prevenir novas lesões. Isso permite que o paciente possa voltar a realizar as suas atividades normalmente”, complementa Pedro.

Está sofrendo com uma contratura ou distensão muscular? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais! Não perca mais tempo e venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!