top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

O que é lordose e como tratar?



Os desvios de coluna são comuns em muitas pessoas. E um dos desvios mais comuns é a lordose, que apesar de ser uma curvatura natural da coluna, quando acentuada pode prejudicar a qualidade de vida de pessoas. 


Em casos de lordose mais acentuada, chamamos de hiperlordose e isso traz a necessidade de tratamento fisioterapêutico. Aqui, vamos te explicar o que é lordose, quais são suas principais causas e sintomas e como a fisioterapia pode te ajudar a tratar essa condição. 


Para isso, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, que nos ajudou a montar este artigo. 


O que é lordose? 

“A lordose é uma alteração postural comum, principalmente em mulheres, e se caracteriza como uma curvatura mais acentuada na região da lombar que faz com que o bumbum fique mais trás”, explica Pedro. 


Hiperlordose lombar 

Como já falamos aqui, o principal problema da lordose é quando a curvatura é muito acentuada. E para isso, damos o nome de hiperlordose. A hiperlordose lombar afeta milhares de pessoas em todo o mundo e, na maioria das vezes, demanda tratamento médico por causar dores e desequilíbrio corporal. 


Quais são as principais causas da lordose? 

“É uma alteração postural, inclusive a pessoa pode ter lordose de forma congênita ou hereditária. A lordose pode surgir por conta da postura que a pessoa se senta no dia a dia”, ressalta Pedro. 


Já falando de hiperlordose, existem outros motivos que podem causar a acentuação da curvatura da lordose como a obesidade, a gravidez, a anteversão da pelve, o uso excessivo de salto alto e contraturas musculares.  


Quais são os sintomas mais comuns da hiperlordose? 

Além de falar das causas da lordose e hiperlordose, é importante entender os sintomas que essa condição pode trazer para entender como ela pode te afetar na sua rotina. Dentre os sintomas e complicações mais comuns da hiperlordose, podemos citar:

  • Dores constantes na lombar

  • Perda de equilíbrio 

  • Fadiga na região da coluna 

  • Fraqueza na região abdominal 

  • Dificuldade para levantar e carregar peso 

  • Dores no pescoço sem motivo aparente 

  • Dificuldades para se abaixar 

Estes são alguns dos principais sintomas que uma pessoa com hiperlordose sofre. E isso, como podemos perceber, pode prejudicar bastante o seu bem-estar e qualidade de vida. Por isso, se você percebeu que possui alguns dos sintomas da nossa lista, procure um ortopedista e não deixe de procurar um fisioterapeuta para avaliar o seu caso. 


O diagnóstico da lordose pode ser feito por exame de físico e de imagem. Os exames de imagem podem mostrar se a curva da lordose do paciente está dentro do padrão ou apresenta algo anormal. No caso da fisioterapia, por exemplo, o mapeamento corporal pode ajudar a diagnosticar essa condição e indicar o melhor caminho para o tratamento. 


Como a fisioterapia atua no tratamento da lordose?

“Quando a pessoa possui um desnível postural como a lordose, ela acaba tendo determinadas musculaturas mais fortes e outras mais fracas. E com a fisioterapia nós conseguimos trabalhar a mobilidade, o alongamento e o fortalecimento das musculaturas”, afirma Pedro. 


Já falamos no artigo que o desequilíbrio corporal é bastante comum em pessoas com lordose e hiperlordose. Dessa forma, trabalhar as musculaturas de todo o corpo é muito importante para aliviar os sintomas da lordose com eficiência. 


“A lordose causa um desequilíbrio muscular. E a fisioterapia, através do mapeamento corporal, pode identificar os pontos de desequilíbrio, ajudando o paciente a perceber as regiões mais fracas e fortes do próprio corpo e mostrar a importância de diminuir esse desequilíbrio”, explica Pedro. 


Alinhamento postural é essencial para o tratamento da lordose

A Clinic Advance é pioneira na técnica do alinhamento postural e esse procedimento é muito importante para o tratamento da lordose, já que o seu objetivo é deixar o corpo mais alinhado possível. 


“Nós podemos trabalhar com o alinhamento postural para jogar o quadril mais para frente, alongando musculaturas mais rígidas e fortalecendo as musculaturas mais fracas. Isso ajuda a diminuir a hiperlordose, que pode causar dores e afeta a estética do corpo”, destaca Pedro. 


Está sofrendo com a lordose ou hiperlordose? Isso afeta a sua qualidade de vida e a sua autoestima? Então, venha para a Clinic Advance. Venha fazer uma avaliação com um de nossos profissionais, agende sua consulta agora!  




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page