top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

O que é termoterapia?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


termoterapia com mante térmica

O tratamento de tensões e dores musculares pode ser feito de diversas formas. Um procedimento bastante eficaz que vem crescendo no meio da fisioterapia é a termoterapia. Como uma terapia alternativa menos invasiva, esse método pode ajudar pessoas a se verem livre das dores de forma permanente.


Por ser uma técnica muito utilizada no segmento estético, a aplicação da termoterapia na fisioterapia ainda é relativamente nova. E com isso, muitas pessoas ainda não conhecem bem esse procedimento. Por isso, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, para nos ajudar a entender melhor sobre a termoterapia e os seus benefícios.


O que é e como funciona a termoterapia?

A termoterapia é um procedimento que utiliza a mudança de temperatura do corpo para causar relaxamento muscular e alívio das dores. “O procedimento pode ser realizado com o uso de uma manta térmica ou uma bolsa de água quente, ou gel que esquenta na região afetada por tensões”, explica Pedro.


O procedimento pode ser usado de forma estética, de forma terapêutica no alívio de dores e até em processos de reabilitação. Para te ajudar a entender, o processo de termoterapia tem certa semelhança com fazer uma sauna.


“Sabe quando você faz sauna e sai bem mais relaxado? Isso acontece porque na sauna você esquenta o seu corpo inteiro, isso aumento o seu fluxo sanguíneo e por isso você sai mais relaxado. Na fisioterapia, a termoterapia é mais localizada, mas traz os mesmos benefícios”, destaca Pedro.


“Hoje em dia, todo mundo tem inúmeros motivos para desenvolver tensões. Desde a má postura ao trabalhar, o sedentarismo ou até mesmo o oposto como a prática de atividades físicas, a ansiedade e o estresse do dia a dia, tudo isso pode gerar tensões. Por isso, usamos bastante a termoterapia em nossa clínica para auxiliar no bem-estar dos nossos pacientes”, enfatiza Pedro.


Na Clinic Advance, clínica de fisioterapia especializada em alinhamento postural e técnicas de terapia manual, a termoterapia é muito realizada em conjunto com outras técnicas no tratamento das dores dos pacientes.


Quais são os benefícios da termoterapia?

Os benefícios da termoterapia são diversos e os bons resultados do procedimento já surgem nas primeiras sessões. Confira abaixo quais são os principais benefícios da termoterapia:


Aumento o fluxo sanguíneo

“Com a termoterapia nós estimulamos o aumento do fluxo sanguíneo por meio da vasodilatação. Com isso, conseguimos liberar inúmeros nutrientes para o nosso corpo com o aumento da circulação de sangue”, explica Pedro. O aumento do fluxo sanguíneo é importante para o relaxamento muscular e a diminuição das dores.


Alívio de dores e tensões musculares

Um dos principais benefícios da termoterapia é atuar no alívio de dores e tensões musculares. “O nosso corpo está sujeito a diversos tipos de tensões no dia a dia e com a termoterapia conseguimos gerar um relaxamento no corpo que consegue aliviar dores e tensões musculares, aumentando a vascularização e permitindo um alívio permanente das dores”, destaca Pedro.


Alívio de dores articulares

Além de aliviar as dores musculares, a termoterapia também ajuda a diminuir as dores nas articulações. Isso porque o calor produzido pelo procedimento também eleva a produção do líquido sinovial, que funciona como o lubrificante das cartilagens das nossas articulações.

Isso deixa a estrutura mais resistente e pode diminuir as dores em regiões como joelhos, tornozelos, punhos, cotovelos, ombros, quadril, entre outros.


Ação para dores localizadas

A termoterapia é uma ação que consegue ser eficaz em dores localizadas. Com o uso de mantas térmicas ou bolsas de gel/água quente é possível aplicar o procedimento em qualquer parte do corpo, o que é essencial para tratar dores e tensões em certas regiões popularmente mais afetadas no dia a dia.


Método eficaz e não invasivo

Outro grande benefício da termoterapia é que esse procedimento é eficaz e não é invasivo. Não é preciso fazer nenhum tipo de inserção de medicamentos ou manipulações no paciente, basta ativar a manta térmica para obter os benefícios do procedimento.


Para quem a termoterapia é indicada?

“A termoterapia é indicada para pessoas que sofrem com tensões musculares. Esse é um procedimento para quem precisa relaxar e se ver livre de tensões do dia a dia. O procedimento é muito eficaz para aliviar as tensões com rapidez e assertividade”, explica Pedro.


Vale ressaltar que a termoterapia é contraindicada em pessoas que sofrem de problemas como pressão alta, diabetes, tromboses, entre outros. O procedimento também não é recomendado para gestantes e nem pessoas que estejam realizando tratamento de câncer.


Acha que a termoterapia pode te ajudar? Quer marcar uma sessão de fisioterapia para cuidar de dores e tensões musculares? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page