top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

O que o quadril tem a ver com a postura?

Atualizado: 31 de out. de 2023




Você pode até não ter notado, ou então, não ter prestado tanta atenção no que o quadril tem a ver com a postura, certo? Porém, é sempre válido lembrar que esta parte do nosso corpo possui extrema importância. Isso porque, o quadril é considerado a raiz do corpo humano. Para saber um pouco mais sobre esta relação, a fisioterapeuta Carolina Almeida, explica mais sobre o assunto e tira todas as suas dúvidas. Confira!

Quadril: a raiz do corpo humano

Segundo a especialista, o quadril é considerado a raiz do corpo humano, porque é dele que são originadas as pernas e a coluna. Como se fosse uma árvore, das pernas surgem os movimentos dos pés e da coluna, os movimentos dos ombros, braços e mãos.

Sendo assim, é importante frisar que o quadril é uma parte do corpo que necessita de uma atenção muito relevante. Mas você deve estar se perguntando: mas o que de errado pode acontecer com o quadril.

O quadril é responsável pelos movimentos e pelo “equilíbrio” do corpo. Por isso, caso ele esteja alterado, algumas complicações podem ocorrer, sendo a mais comum delas, compensações articulares e musculares.

Pessoas que possuem algumas complicações como hérnia de disco e lombalgia, por exemplo, devem tomar ainda mais cuidado com o quadril. Nesses casos, esta parte do corpo é um pouco mais afetada que o normal e para evitar problemas futuros, são necessários alguns tratamentos específicos, avaliações mais precisas e o acompanhamento de um profissional qualificado.


Mas afinal, qual a relação entre o quadril e postura?

Segundo a especialista, o quadril é a maior e a principal articulação do corpo. Por este motivo, a partir do momento em que ele está rotacionado ou então mais alto para um lado do que para o outro, isso gera compensações tanto articulares, quanto musculares dentre outras.

Essas compensações fazem com que você, involuntariamente, descarregue mais peso em uma perna que em outra. Além disso, este tipo de problema também tensiona desproporcionalmente a musculatura mais de um lado do que de outro, gerando dores, desconforto e, nos casos mais graves, complicações maiores.

Isso ocorre, pelo fato do osso que origina o quadril - o sacro - ser afetado e, por consequência, também afeta a coluna, impactando diretamente a postura e gerando o desvio da lombar, causando também problemas e dores nessa região.

E vale lembrar: a coluna não é a única parte do corpo que pode ser afetada pelo desalinhamento do quadril. Como dissemos anteriormente, é a partir dele que outras partes são originadas e, por isso, descompensações no ombro também ocorrem. Nesses casos, é bastante normal notar que um ombro está mais alto do que o outro.

O que causa os problemas no quadril?

Os problemas no quadril podem ter início com atividades cotidianas, que quando realizadas em excesso e da maneira incorreta, prejudicam esta articulação tão importante. Por exemplo, o simples fato de carregar a carteira no bolso de trás da calça e passar o dia todo sentado sob ela, pode deixar o quadril desalinhado.

E claro, sentar-se de maneira incorreta, principalmente agora, em tempos de home office em que, na maior parte dos casos, não se possui os equipamentos adequados para trabalhar em casa, também afeta essa articulação.

Vale lembrar, que se você possui uma musculatura mais fraca, as chances do seu quadril sair do lugar também são muito maiores. Por isso, é extremamente importante praticar exercícios de fortalecimento com frequência, mas, claro, com a ajuda e a recomendação de um especialista.


Como é possível tratar os problemas no quadril?

A partir do momento em que os problemas no quadril são diagnosticados, segundo a fisioterapeuta, é feito o alinhamento do quadril a partir do sacro e, posteriormente, pela parte da frente (Crista Ilíaca).

O alinhamento postural é de extrema importância e um dos tratamentos mais utilizado para os problemas no quadril. Algumas manipulações e exercícios são feitos para deixá-lo em sua forma normal e para fortalecer os músculos.

Quer tratar problemas no quadril? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais. Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



5.010 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page