top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Para que serve a Quiropraxia? Conheça os benefícios!

Atualizado: 27 de nov. de 2023




A quiropraxia é um tipo de terapia manual que tem crescido em todo mundo, inclusive no Brasil. Com potencial para tratar dores, tensões e lesões de diversos tipos, a quiropraxia tem ganho espaço entre os fisioterapeutas.


De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde, pelo menos, 80% da população mundial já sofreu ou sofrerá algum tipo de dor nas costas, o que reforça a necessidade de contar com profissionais treinados para o tratamento destas dores.


Uma pesquisa realizada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) aponta que em 2019 já havia cerca de 103 mil quiropraxistas em todo o mundo. Destes, cerca de 1.500 são brasileiros com quase metade dos profissionais na ativa. O crescimento se dá ao surgimento de programas educacionais para fisioterapeutas que querem se especializar na área.


A prática da quiropraxia é bastante antiga. Existem relações de manipulações semelhantes a da quiropraxia há milhões de anos, antes do nascimento de Cristo. No mundo moderno, a técnica surgiu em meados do século XIX através do canadense Daniel David Palmer, considerado o pai da quiropraxia.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que falou um pouco sobre os benefícios e características da quiropraxia e sobre a relação da técnica com outros métodos como o alinhamento postural.


Confira a entrevista abaixo:




O que é quiropraxia?


A quiropraxia é uma técnica de terapia manual, que se baseia em estudos e consiste na realização de ajustes e manipulações articulares que promovem o estalido numa determinada região do corpo.


Existe o estalar do pescoço, que é a coluna cervical alta, o estalar da lombar, o estalar do tornozelo, isso tudo são ajustes e manipulações articulares presentes na quiropraxia.


Antigamente, a quiropraxia era um curso próprio que normalmente as universidades ofereciam. Era um curso de aproximadamente 3 anos e hoje em dia quase não existe mais. Atualmente, a quiropraxia é uma especialização, uma espécie de pós-graduação ou um curso extracurricular para fisioterapeutas.




Quais são os benefícios da quiropraxia?


A quiropraxia traz benefício como a promoção de maior qualidade de vida para os pacientes, aliviando as tensões e dores musculares por meio das manipulações e ajustes articulares que ocorrem por meio dos estalidos.


Um dos grandes benefícios da quiropraxia é que o resultado é bem rápido, quase que imediato, a partir do momento em que é feito um ajuste articular, o paciente consegue sentir um alívio quase que instantâneo. E associado ao alinhamento postural, o resultado tende a ser bastante duradouro.



Qual a relação entre quiroprazia e fisioterapia?


Já falamos sobre isso na primeira pergunta. Atualmente, a quiropraxia é um curso extracurricular, uma especialização disponível para fisioterapeutas. Então, para a pessoa ser um quiropraxista, ela obrigatoriamente tem que ser formado em fisioterapia.


O que quero dizer é que um fisioterapeuta pode seguir outras linhas e métodos da área, mas todo quiropraxista precisa ser um fisioterapeuta. A quiropraxia é mais uma técnica de terapia manual, que consiste nos ajustes e manipulações articulares com o estalido, e por conta de seus resultados rápido, chama a atenção de muitos fisioterapeutas.





Qualquer pessoa pode passar por sessões de quiropraxia?


Não diria que todas as pessoas podem passar por uma sessão de quiropraxia, é preciso fazer a anamnese. Porém, a quiropraxia é muito bem-vinda em muitos casos que envolvem a fisioterapia como tratamento e prevenção de dores musculares e nas articulações.


A única coisa que se precisa destacar é que é necessário avaliar detalhadamente o uso da quiropraxia em pacientes que sofram de osteoporose, idosos, gestantes ou que já passaram por algum procedimento cirúrgico.



Qual problemas podem ser tratados com quiropraxia?


Diversos problemas podem ser tratados com a quiropraxia, várias patologias, principalmente os problemas de coluna.


É possível tratar hérnia de disco, espondilolistese, espondilólise, compressões neurais, tendinites. Também é possível lidar com o alívio das dores e tensões musculares. Tudo isso pode ser tratado com sessões de quiropraxia.



Há alguma relação entre quiropraxia e alinhamento postural?


Existe sim uma relação entre os dois. Ambos são técnicas de terapia manual e quando aplicados em conjunto, os resultados são bons, rápidos e duradouros.


As duas técnicas visam o alívio das dores do paciente e promoção de qualidade de vida, tratando e prevenindo patologias de cada paciente.


O tratamento com sessões de quiropraxia é muito eficiente. Por isso, muitos fisioterapeutas vêm se interessando por cursos na área para ampliar o seu conhecimento e ser mestres na técnica. Junto com o alinhamento postural, a quiropraxia é uma das técnicas de terapia manual que impressiona pelos resultados rápidos.


Se combinadas, alinhamento postural e quiropraxia podem ajudar a tratar qualquer problema relacionado a patologias, dores nas costas e musculares e atuar na prevenção de novos problemas.


Isso ajuda pacientes não só a se verem livres de antigas dores e incômodos, mas também a criarem consciência corporal para corrigirem a postura, o que é muito importante para prevenir o surgimento de novas dores e tensões.


Quer fazer uma sessão de quiropraxia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page