top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Patologias que a quiropraxia cuida, previne e trata

Atualizado: 23 de nov. de 2023



As dores nas costas são algo comum na vida da maioria das pessoas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 80% da população mundial sofra com algum tipo de dor nas costas. A quiropraxia é uma das técnicas de terapia manual que podem ajudar não só no tratamento, como também na prevenção dessas patologias.


Em um país como o Brasil em que 37% da população lida com algum tipo de dor crônica nas costas, segundo dados da SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor), a quiropraxia surge como uma das alternativas para promover bem-estar e elevar a qualidade de vida das pessoas.


Quiropraxia pode ajudar no tratamento de dores nas costas

Para se ter uma ideia sobre os benefícios da quiropraxia para o corpo humano, um estudo da JAMA Network Open aponta os resultados. A pesquisa avaliou o tratamento de 750 militares norte-americanos entre 2012 e 2016.


Parte desse grupo foi tratado sobre com medicina tradicional, já outra parte foi tratada também com o uso da quiropraxia. Depois de algumas semanas, foi notado de que os militares que receberão tratamento quiroprático obtiveram uma melhora mais significativa no seu quadro de dores nas costas.



Confira algumas patologias que a quiropraxia pode ajudar a tratar


  • Lombalgia: dores na região lombar que podem ser causadas pela má postura ou por outros problemas de saúde.

  • Hérnia de disco: doença causada pelo desgaste da estrutura da coluna e que pode causar fortes dores, dependendo da intensidade.

  • Dores no nervo ciático: dores nas regiões de coluna, nádegas e pernas que pode ser intensa e limitar a capacidade de movimentos no dia a dia.

  • Cefaleia tensional: a cefaleia se notabiliza pela sensação de aperto na região da cabeça, o que gera muito desconforto no dia a dia.


Para entender mais sobre a quiropraxia, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos falou sobre a atuação, importância e os benefícios da quiropraxia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Confira a entrevista abaixo:


O que é quiropraxia?


A quiropraxia é uma técnica de terapia manual bastante antiga que trabalha com manipulações que provocam os chamados “estalidos”. É possível aplicar a técnica em qualquer articulação do corpo humano. Atualmente, a quiropraxia é uma das principais especializações para fisioterapeutas.


Quais patologias e dores podem ser tratados com a quiropraxia?


Depende de cada caso, isso é muito relativo, cada pessoa sente de uma forma por mais que muitas outras tenham a mesma patologia. Porém, a quiropraxia sempre está associada a tratamento de patologias associadas as articulações como a artrose, pinçamento de nervo ciático, hérnia de disco, entre outras.


Como o tratamento quiroprático se desenvolve?


O tratamento se desenvolve por meio de terapia manual. Na verdade, a quiropraxia não é só um tratamento, como tentamos implementar aqui na Clinic Advance, sempre recomendamos que o paciente faça o acompanhamento de maneira preventiva.


É claro que se o paciente já chegar com algum problema instalado, nós iremos tratar esse problema. Mas mesmo que o paciente não tenha problema nenhum e queira fazer alguns ajustes, nós também fazemos. Isso gera um alívio muito grande, aumentando o bem-estar e melhorando a qualidade de vida.


Quais são os benefícios de fazer sessões frequentes de quiropraxia?


O principal benefício de passar por sessões frequentes de quiropraxia é evitar o surgimento de patologias que tendem a aparecer no futuro. Até porque o nosso corpo sente o envelhecimento, nossos músculos e articulações vão ficando mais desgastados com o tempo e passamos a desenvolver diversas patologias.


Por isso, realizar um tratamento conservador e preventivo é essencial para que a pessoa adquira qualidade de vida, não vivendo com dores ou sejam refém de remédios para se manter bem.


Como vemos na entrevista com o nosso especialista, não basta apenas procurar a quiropraxia após o surgimento de alguma dor, o tratamento preventivo é a melhor maneira de manter a qualidade de vida a longo prazo. O cuidado com o corpo é o fator mais importante para o nosso bem-estar e para o nosso sucesso em todas as áreas da nossa vida.


Ainda segundo relatos, a quiropraxia também pode ajudar no tratamento de sintomas psicológicos em casos de depressão e ansiedade. Como podemos notar, há muitas patologias que podem ser tratadas com o auxílio da quiropraxia.


Antes tratada como um mero complemento em tratamentos, atualmente a quiropraxia é uma das técnicas de terapia manual mais requisitadas por conta de seus resultados comprovados e importantes benefícios.


Na Clinic Advance, a quiropraxia é aplicada junto com outras técnicas de terapia manual como o alinhamento postural e os resultados são expressivos nos pacientes.


O tratamento de dores e problemas crônicos nas costas é uma necessidade para todos, tanto para tratar como para prevenir qualquer tipo de problema.


Quer experimentar a quiropraxia para tratar suas dores? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente.



47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Quiro Salus
Quiro Salus
2022年9月01日

A Quiropraxia realmente é muito completa e com ótimos resultados no tratamento.

いいね!
bottom of page