top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Pilates Clínico x Pilates Fitness: Conheça os principais benefícios

Atualizado: 23 de nov. de 2023




Os benefícios do Pilates para corpo e mente já são conhecidos por muitos brasileiros. A atividade cresceu bastante nos últimos anos. Estima-se que há cerca de 15 milhões de praticantes de pilates no Brasil. Os exercícios de pilates são excelentes para o fortalecimento do corpo como um todo.


E a técnica tradicional se dividiu em diversas vertentes, como o pilates clínico e o pilates fitness. Com finalidades semelhantes e foco em diferentes características, ambas as atividades são úteis para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para qualquer pessoa.


O método foi criado no início do século passado por Joseph Pilates e foca em promover qualidade de vida através do fortalecimento muscular e físico. As técnicas de pilates costumam trabalhar o corpo inteiro.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, explicou as semelhanças e diferentes entre as técnicas, apontando também os principais benefícios do pilates para os pacientes. Confira a entrevista abaixo:



O que é pilates Clínico?


O pilates clínico é o método mais tradicional, desenvolvido por Joseph Pilates, que é aplicado desde a criação da técnica. Dessa forma, o pilates clínico envolve muitos exercícios de alongamento, respiração, mobilidade e o fortalecimento da região do core composta por glúteos, abdômen e lombar.



O que é pilates Fitness?


O pilates fitness é um método que envolve a associação com o pilates clínico, porém com o foco no maior desgaste calórico. Dessa forma, eles não trabalham apenas visando o fortalecimento da região do core, como também no trabalho de fortalecimento do corpo como um todo.



Quais as principais diferenças entre Pilates Clínico e Fitness?


Eu diria que as principais diferenças entre os tipos de pilates é o público. Geralmente, pessoas que estejam se recuperando de uma lesão ou pessoas idosas costumam procurar pelo pilates clínico.


Já o pilates fitness é uma atividade rotineira praticada pelo aluno. Seria como uma espécie de atividade focada em fortalecimento, ganho de massa muscular e perda calórica. Isso atinge um público maior.



Quais os benefícios do Pilates Clínico?


O pilates clínico é uma técnica maravilhosa porque ele fortalece a região mais importante do corpo e promove qualidade de vida. Esse método auxilia em casos de reabilitação de lesões e dores como dores na coluna, problemas respiratórios, encurtamento muscular e outras patologias.



Quais os benefícios do Pilates Fitness?


Os benefícios do pilates fitness são os mesmos do pilates clínico. Porém, a atividade foca em gerar um gasto calórico maior. Então, para pessoas que estejam pensando em perder peso e melhorar o condicionamento físico e a resistência, o pilates fitness é uma excelente alternativa.



Em quais situações o Pilates Clínicos e o Pilates Fitness são indicados?


O pilates clínico é mais voltado para pacientes idosos ou que estão em tratamento de alguma patologia ou lesão. E o pilates fitness é mais recomendado para pessoas que estejam em busca de um melhor condicionamento físico, ganhar mais massa muscular e perder peso.



Há contraindicações na prática de Pilates Clínico ou Pilates Fitness?


Não há nenhuma contraindicação absoluta para estas atividades. Só é preciso ter um olhar mais cuidadoso com pacientes idosos, gestantes, pessoas com osteoporose e pessoas que tenham alguma limitação física ou algum problema congênito.


Então, sempre é preciso ter uma avaliação individual para que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível. Mesmo que as aulas, na maioria das vezes, sejam coletivas. É importante frisar que todos somos diferentes, possuímos diferentes limitações, por isso fazer uma avaliação caso a caso é essencial para o bem-estar do paciente.



Há relação entre Pilates e o Alinhamento Postural?


Nós sempre recomendamos o pilates para pessoas que possam problemas na coluna ou sofram com tensões e dores musculares. Essa atividade é um excelente método para ajudar nessas questões aliado a outras técnicas.


O alinhamento postural tem relação com o pilates por ser uma técnica de terapia manual que auxilia no cuidado com o corpo como um todo. Ambas as técnicas visam promover bem-estar e qualidade de vida.


A prática do pilates clínico e do pilates fitness são excelentes atividades para promover bem-estar e qualidade de vida. Quando aliados a sessões de alinhamento postural, os resultados são ainda mais satisfatórios.


O pilates é uma atividade bastante presente na maioria das academias brasileiras. Geralmente, a atividade é ministrada por profissionais de educação física ou fisioterapeutas. O pilates clínico e o pilates fitness focam no fortalecimento de todas as regiões do corpo e na promoção de bem-estar físico e mental.


Apesar de não ser realizado na Clinic Advance, a indicação do pilates é recorrente para muitos pacientes da clínica. A atividade aplicada em conjunto com técnicas de terapia manual como o alinhamento postural pode trazer inúmeros benefícios, ajudando a diminuir dores e aliviar tensões musculares e articulares.


Se você ainda não é praticante de pilates, procure uma academia. E faça um tratamento de lesões, dores ou um tratamento preventivo com a ajuda da fisioterapia. Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



218 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page