top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Postura e Home Office – dicas para evitar dores nas costas

Atualizado: 27 de nov. de 2023




O home office é um modelo de trabalho que se difundiu durante a pandemia de COVID-19. Com estabelecimentos comerciais e escritórios fechados, a maioria dos trabalhadores brasileiros teve de se adaptar rapidamente ao trabalho remoto.


O fato de trabalhar em casa, nem sempre com as melhores condições de trabalho, fez com que a busca por “dores nas costas” aumentasse no Google, logo após o início da pandemia. Em abril, o Google Trends registrou um aumento de 76% em relação ao volume de buscas pelo termo antes da pandemia.


Para se ter uma ideia da gravidade deste problema, de acordo com estudos do Hospital das Clínicas de São Paulo, a dor nas costas é uma condição frequente na vida dos brasileiros, a estimativa é que a cada 10 pessoas, 4 apresentarem algum tipo de dor na região.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, e ele deu dicas de como melhorar a postura no home office para evitar as dores nas costas. Confira a entrevista abaixo:



Quais são as regiões das costas mais afetadas pelas dores no home office?

As pessoas precisam aprender a lidar com essa nova situação imposta pela pandemia de COVID-19.


É preciso fazer uma comparação com o trabalho no escritório, em que elas acabam tendo interação com outras pessoas, elas levantam, fazem pausas, tomam um café, acredito que as pessoas não fiquem tanto tempo sentadas em uma mesma postura.


Já em casa, as pessoas geralmente trabalham em frente ao computador, provavelmente em uma cadeira que não seja muito adequada, ficam por horas trabalhando sentadas na mesma posição e isso vai gerando incômodos, causando alterações na postura e diminuindo a sua qualidade de vida.


Pelos relatos dos nossos pacientes, as regiões mais afetadas são a região da lombar e a região da cervical.


A intensidade das dores varia, algumas pessoas relatam uma dor localizada, outras uma dor pontual ou uma dor mais ampla, que atinge uma região maior das costas, depende de cada paciente.


Existem métodos ou equipamentos para melhorar a postura no Home Office?


O alinhamento postural, com certeza, é o melhor método para que a pessoa melhore a sua postura no home office. Recomendo muito! O alinhamento postural ajuda a aliviar as tensões, corrigir a postura e isso vai eliminar as dores que a pessoa sente, e consequentemente, aumenta a sua qualidade de vida.


Eu não indicaria equipamentos, acredito que é mais fácil que a pessoa se conscientize em ter uma disciplina de fazer pausas, levantar-se de hora em hora, dar uma alongada e evitar passar muito tempo na mesma postura.


Quanto mais tempo ficamos parados na mesma postura, mais propenso estamos a desenvolver as dores nas costas. Então, se levantar e alongar com frequência é importante para que as dores não virem parte da sua rotina no home office.



Quais são os exercícios mais eficazes para evitar dores nas costas?

São três tipos de exercícios. A pessoa precisa ter a disciplina de fazer esses exercícios, no dia a dia é essencial fazer exercícios de alongamento, de mobilidade e de fortalecimento. É claro que os melhores exercícios dependem de cada caso específico, de acordo com as regiões em que a pessoa sente dor.


Como o alinhamento postural ajuda a corrigir a postura no Home Office?


A pessoa quando está trabalhando em home office, geralmente ela passa muito tempo de frente para o computador/notebook ou trabalhando pelo celular. Isso vai fazendo com que ela fique com o ombro e o pescoço projetados para frente, criando a famosa “corcunda”.

E o alinhamento postural ajuda muito nestes casos, nós conseguimos posicionar a coluna corretamente, trazendo o pescoço e as escapulas para trás.


Sem contar também a parte da região lombar, em que as pessoas às vezes ficam sentados com o bumbum e as pernas para frente, sem contato com o encosto da cadeira, gerando aquele vão entre a cadeira e as costas, e isso altera a sua postura e causa dores na região. E o alinhamento postural assim consegue também corrigir essa falha e alinhar a postura das pessoas.


Os resultados do alinhamento postural aparecem em quanto tempo?


Os resultados já aparecem na primeira sessão. É claro que não prometemos milagres porque eles não existem, mas nas primeiras sessões nós já conseguimos um resultado bem expressivo. As pessoas podem até ver os nossos resultados por meio do nosso site e das nossas redes sociais em que mostramos os nossos trabalhos.

Quais são os principais benefícios do alinhamento postural para quem trabalha home office?


Não só para as pessoas que trabalham em home office, mas para qualquer pessoa que busque qualidade de vida, o que é essencial para o bem-estar de qualquer um. Hoje em dia, as pessoas só procuram ajuda após apresentarem algum problema. Eu sempre “bato nessa tecla”, as pessoas precisam procurar ajuda antes disso.


Eu sempre uso a analogia do dentista. Você não precisa ter uma dor de dente para ir ao dentista, você precisa ter uma frequência de visitas durante o ano para fazer a manutenção recorrente dos dentes e ter uma higiene bucal saudável, assim é o tratamento preventivo.


Assim também deve ser com a postura, qualquer pessoa que trabalhe, seja em home office ou que trabalhem muito tempo em pé, precisa procurar o alinhamento postural antes de alguma dor. A partir do momento em que sentimos dores, nós estamos propensos a desenvolver alguma patologia. E isso vira uma “bola de neve”.


Então, os benefícios do alinhamento postural são aliviar as tensões, correção da postura, promoção de qualidade de vida e tem como característica de ser um tratamento preventivo para evitar o surgimento de patologias.


O alinhamento postural é um método inovador para quem quer resultados rápidos para qualquer tipo de problema nas costas, sejam dores ou tensões. Ter o corpo alinhado, mantendo a postura correta é essencial para quem está trabalhando em home office por conta da pandemia.


A Clinic Advance é uma clínica especializada nessa técnica e como o Pedro explicou durante a entrevista, é importante que as pessoas façam o tratamento preventivo para não conviverem mais com esse problema recorrente na vida de tantos brasileiros que é a dor nas costas.


Quer fazer uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!




185 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Quiro Salus
Quiro Salus
2021年6月09日

Concordo e ainda mais que a maioria das pessoas com dor nas costas não tem em casa a cadeira ideal para trabalhar ou uma mesa ergonômica para o trabalho em casa...

O alinhamento da postura vai ajudar a prevenir e muito o problema de postura e dor nas costas

いいね!
bottom of page