top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Quais são os principais desvios da coluna e como tratar?


entenda o que são os desvios de coluna

A má postura pode influenciar negativamente a qualidade de vida das pessoas e isso já é comprovado. E um dos principais problemas causados ou agravados pela postura incorreta no dia a dia são os desvios de coluna. 


A coluna é uma das partes mais importantes do nosso corpo, é ela que traz sustentabilidade e equilíbrio. E quando a coluna é afetada por desvios de coluna, significa que a coluna não tem mais a sua curvatura natural e isso desencadeia uma série de outros problemas para as articulações e a musculatura do nosso corpo. 


Para entender melhor sobre os principais desvios de coluna e indicar as melhores formas de tratamento, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. 


Quais são os principais desvios da coluna? 

“Os três principais desvios de coluna são a escoliose, que é quando a coluna faz um S ou um C, a lordose, que acontece quando a parte baixa da coluna é mais funda, e a cifose, que é quando se cria a corcunda na região do pescoço”, explica Carolina. 


Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos principais desvios de coluna: 

Escoliose 

A escoliose é uma alteração tridimensional da estrutura vertebral, que causa um desvio lateral da coluna. Esse desvio pode ocorrer em todas as regiões da coluna, sendo mais comum nas regiões torácicas e lombar. 


Lordose

Naturalmente, a nossa coluna apresenta uma curvatura natural na região cervical e na região lombar. Mas quando essa curva é mais profunda, o que chamamos de hiperlordose é preciso tratar a alteração para reverter o processo. 


Cifose 

A cifose é um desvio da coluna caracterizado pela curvatura acentuada na região torácica e cervical. Esse tipo de desvio é conhecido popularmente como “corcunda”, o que também é conhecido como hipercifose. 


Quais os principais sintomas dos desvios de coluna? 

Identificar o surgimento de desvios da coluna pode não ser tão fácil, principalmente quando os problemas estão no início. Por isso, é importante ficar atento a alguns sintomas que podem te ajudar a identificar o problema e procurar ajuda, confira abaixo quais são os principais sintomas dos desvios de coluna:


  • Desalinhamento visual: a coluna fica mais curvada, inclinada ou torcida do que o normal. 

  • Dor nas costas: as dores nas costas são um sintoma clássico de pessoas com desvios devido às alterações na coluna. 

  • Problemas digestivos: em casos mais graves, os desvios da coluna podem afetar o funcionamento dos órgãos responsáveis pela digestão.

  • Dificuldade respiratória: assim como a digestão, os desvios também podem causar problemas respiratórios, dificultando a respiração no dia a dia. 

  • Fadiga muscular: a musculatura da coluna fica sobrecarregada por conta dos desvios e isso gera fortes tensões e dores musculares. 


Por que é importante se preocupar em alinhar a coluna? 

A filosofia da Clinic Advance passa pelo conceito de tratamento preventivo e da necessidade de manter a coluna alinhada para a qualidade de vida. 


Quando o corpo está desalinhado e desenvolve desvios de coluna, a tendência é que o nosso corpo compense para manter o equilíbrio e isso sobrecarrega outras áreas do corpo, o que desencadeia diversos tipos de condições que afetam as articulações e a musculatura do nosso corpo. 


Por isso, se preocupar em alinhar a coluna é tão importante. Ter o corpo em harmonia é fundamental para desempenhar as atividades do dia a dia com qualidade e não sofrer com dores ou desenvolver outras condições patológicas. 


Como a fisioterapia pode ajudar a tratar e reverter desvios de coluna? 

“A fisioterapia ajuda a tratar com terapias manuais como o alinhamento postural, que apresentam resultado mais expressivo, rápido e duradouro. E aliado a isso, também tratamentos com exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento. O ideal é fazer o alinhamento postural para trabalhar com todas essas técnicas para que o resultado seja de excelência”, explica Carolina. 


O alinhamento postural é a forma mais efetiva para a reversão de desvios da coluna. Isso porque esse procedimento é focado justamente na correção e alinhamento da coluna. “Nas sessões de alinhamento postural, nós conseguimos fazer as manipulações necessárias para deixar a coluna o mais reta possível. A manipulação é feita com esse objetivo”, destaca Carolina. 


“Mas também existem outras técnicas da fisioterapia que ajudam a alinhar os desvios da coluna como exercícios físicos, alongamento, quiropraxia e outras técnicas que podem complementar o tratamento”, complementa.

 

Vale ressaltar que a fisioterapia tem a capacidade de tratar a maioria dos casos de desvios da coluna, sendo possível reverter ou atenuar o problema. Em alguns casos, também pode haver a necessidade de realização de cirurgia para corrigir a deformidade. 


Por isso, é muito importante fazer o tratamento preventivo para evitar ou identificar potenciais desvios de forma precoce para corrigir o problema com assertividade e evitar preocupações maiores no futuro. 


Sofre com desvios de coluna e quer reverter essa condição? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora! 




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page