top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Quais são os principais malefícios da má postura? E como tratar!


conheça os malefícios da má postura

A má postura afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Não à toa, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 80% da população sofrerá com dores na coluna em algum momento da vida. E esse tipo de dor é causado e agravado pela má postura ao longo dos anos.


Cuidar da nossa postura pode evitar diversos tipos de dores em nosso corpo. E se falarmos sobre a região da coluna, corrigir a postura também pode evitar o surgimento de patologias na coluna e lesões em músculos e articulações.


Para entender melhor sobre os malefícios da má postura e as melhores formas de tratamento, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. Então, vamos lá!


Quais são os principais malefícios da má postura?

“Aqui na Clinic Advance, trabalhamos com o alinhamento postural e conseguimos perceber que o corpo alinhado é essencial para a nossa vida. A partir do momento em que nosso corpo está desalinhado, alguma articulação, nervo ou músculo está sendo sobrecarregado e é isso que causam as dores e incômodos. A má postura é crucial para que a pessoa perca qualidade de vida, sinta dores constantes e tenha restrições de movimentos no dia a dia”, enfatiza Pedro.


Há diversos malefícios causados pela má postura, de problemas mais simples até problemas mais graves. Fizemos uma lista abaixo com os cinco principais malefícios da má postura, confira:


Lesões musculares

Realizar as atividades do dia a dia ou exercícios físicos com uma postura errada aumenta as chances do surgimento de lesões musculares. A má postura causa o encurtamento e a contração, gerando inflamações musculares, o que causa o surgimento de dores musculares.


Uma pessoa que passa muito tempo sentada numa posição errada pode ser acometida por uma contratura muscular ao dar uma corrida leve, por exemplo.


Dores por todo o corpo

Um dos malefícios mais comuns da má postura são as dores. E as dores podem acometer qualquer lugar do corpo.


Dentre as mais comuns, podemos citar as dores na coluna, a lombalgia, as dores no pescoço, as dores na coluna cervical e até mesmo as dores de cabeça. Estar em uma postura errada por muito tempo sobrecarrega partes do nosso corpo e isso gera dores.


Alterações posturais

Outro malefício bastante comum da má postura são as alterações posturais. Problemas como a escoliose, que é a inclinação da coluna para um dos lados do corpo, e a cifose, que é a corcunda, por exemplo, são alterações posturais comuns em pessoas que tem uma má postura.


Então, quem adota uma má postura por anos e anos, tem maior probabilidade de desenvolver alterações e deformações posturais.


Travamento da coluna

Quando sentimos uma dor muito aguda na região da coluna, o corpo pode causar o travamento da região como uma forma de defesa. Isso impede que a pessoa consiga movimentar, tendo uma forte restrição em seus movimentos.


“A coluna é uma articulação bem sensível e a má postura favorece o surgimento de vários problemas como travamento da coluna, que pode acometer a região cervical ou lombar”, explica Pedro.


Mau funcionamento do organismo

Os órgãos internos podem ser afetados pela má postura no médio a longo prazo. Nossos sistemas renal, respiratório e gastrointestinal podem ser prejudicados pela má postura que os impede de funcionar corretamente. E isso pode favorecer o surgimento de problemas em órgãos do nosso corpo.


Como podemos corrigir a postura no dia a dia?

A melhor forma de deixar a má postura para trás é fazer atividades e tratamentos que te ajudem a corrigir a postura. Separamos algumas dicas cruciais para corrigir a postura, confira abaixo:


Pratique exercícios

A prática de exercícios ajuda a fortalecer a musculatura e isso é essencial para uma boa postura. Exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento são muito importantes para ajudar a pessoa a criar uma consciência corporal e diminuir os efeitos de dores e tensões causadas pela má postura.


Procure um fisioterapeuta

A segunda dica é simples: procure um fisioterapeuta! Esse profissional é capacitado para te ajudar a criar consciência corporal. Com a ajuda de um fisioterapeuta, o paciente consegue ter uma percepção maior sobre o próprio corpo, para conseguir identificar problemas de postura e corrigi-los com o tratamento mais indicado.


Alinhamento postural

O alinhamento postural é uma técnica que visa corrigir a postura, esse é o seu objetivo. Por isso, buscar uma clínica de fisioterapia especialista nesse conceito é uma boa alternativa. A Clinic Advance, é uma clínica pioneira em alinhamento postural no Brasil.


“Fazemos uma avaliação com o paciente, identificamos os pontos em que o corpo está desalinhado e partir disso traçamos um plano para alinhar o corpo do paciente. Após essa análise, utilizamos o conjunto de técnicas do alinhamento postural como a quiropraxia, a liberação miofascial e exercícios de alongamento e fortalecimento para que o corpo fique o mais alinhado possível”, destaca Pedro.


Precisa de ajuda para corrigir a sua postura? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page