top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Qual a grande diferença entre Fisioterapia e Alinhamento Postural

Atualizado: 27 de nov. de 2023




A fisioterapia convencional e o alinhamento postural se complementam para ajudar pessoas a tratarem patologias da coluna e melhorar a postura no dia a dia. Como o alinhamento é uma técnica relativamente nova no mercado, poucas pessoas conhecem as diferenças entre fisioterapia e alinhamento.


Uma das pioneiras na especialização em alinhamento postural é a Clinic Advance, clínica de fisioterapia de São Paulo. Para entendermos melhor a diferença e a relação entre alinhamento postural e fisioterapia, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida. Confira a entrevista abaixo:



O que é o alinhamento postural?


O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual para alinhar o seu esqueleto, partindo do alinhamento do quadril, que é a base do nosso corpo. Depois alinhamos a coluna para que ela fique o mais ereta possível.


Alinhando nosso corpo, nós paramos de sobrecarregar outras estruturas, o que gera alívio de tensões e dores musculares e nas articulações, e claro, além de tudo isso temos o foco de melhorar a postura.



Qual é a relação entre alinhamento postural e fisioterapia?

Total. Se a pessoa está fazendo fisioterapia convencional porque ela está com dor no tornozelo, por exemplo, ela acaba compensando o restante do corpo porque ela não vai descarregar o peso ali, então ela acaba jogando o peso do corpo para o outro lado.


Quanto temos uma lesão em alguma parte do corpo, tratado com fisioterapia convencional, você acaba causando o desalinhamento do seu corpo. Nisso, o alinhamento postural é importante para realinhar, sendo parte essencial do processo junto com a fisioterapia convencional.


Outro exemplo é quando a pessoa possui dores nas costas, se ela só faz a fisioterapia, o resultado é satisfatório, há uma melhora no local. Porém, é preciso que o alinhamento postural seja realizado para soltar as tensões, realizando a alteração da estrutura do corpo dela. Porque enquanto nós não mudarmos a estrutura do corpo dela, ela vai continuar sentindo dores.


Então, o alinhamento postural é uma complementação da fisioterapia. O ideal é que quando a pessoa faz sessões de fisioterapia convencional, ela também faça sessões de alinhamento postural. Uma pessoa também pode fazer somente sessões de alinhamento postural, dependendo da sua situação.



Quais os benefícios do alinhamento postural?


Os três principais benefícios do alinhamento postural são: alívio de dores, alívio de tensões musculares e melhora da postura. Porém, ele possui outros benefícios como, por exemplo, reduzir o grau da escoliose, retardar ou travar a hérnia de disco, tratando também outras patologias relacionadas a coluna.



O alinhamento postural deve ser um tratamento preventivo?



Com certeza! Quanto antes a gente tratar do alinhamento do quadril, da melhora da postura, é muito mais fácil prevenir problemas no local. Então, é importante que o alinhamento postural seja um tratamento preventivo para evitar que a pessoa desenvolva patologias.


Inclusive, o alinhamento postural é melhor como uma forma preventiva porque a pessoa não possui problemas que seja preciso reverter. O alinhamento postural ajuda a prevenir o desenvolvimento de patologias, tensões, sobrecargas articulares e outros.




Qual a relação entre alinhamento postural e postura?


No alinhamento postural, a gente cria uma estrutura para o seu corpo. Nós manipulamos o seu corpo e criamos uma postura correta.


O alinhamento postural se mantém por conta da mudança de estrutura, e claro, com o fortalecimento e o alongamento adequado, consciência corporal, a pessoa consegue manter a postura de forma sustentável e natural.


Desenvolver uma postura errada é normal porque o nosso corpo se acostuma com isso, mas quando fazemos o alinhamento postural, nós conseguimos mudar esse conceito.



Como e porque a Clinic Advance se especializou no alinhamento postural?



Desde o começo, sempre trabalhamos com o alinhamento postural. Nós percebemos que alinhando o quadril, muita coisa mudava.


Então, começamos pelo alinhamento de quadril, e claro, aos poucos nós fomos entendendo e colocando coisas novas dentro da nossa técnica.


Tanto que hoje em dia, nossa técnica de alinhamento postural abrange outras áreas como a quiropraxia, a liberação miosfacial, algumas técnicas de manobras de liberação de nervos, de alongamento. Tudo isso, entrou para auxiliar na nossa especialização em alinhamento postural.


Como percebemos, fisioterapia e alinhamento postural são atividades que se complementam e devem fazer parte do nosso dia a dia.


Os profissionais da Clinic Advance enfatizam a necessidade de o alinhamento postural fazer parte da rotina como tratamento preventivo para evitar o desenvolvimento de qualquer problema relacionado a dores nas costas, tensões e outras patologias.


Na Clinic Advance, os profissionais são especializados na técnica de alinhamento postural e isso facilita bastante a aplicação da técnica, que como Carol fala durante a entrevista, foi se aperfeiçoando e atualmente está muito mais completa nos dias de hoje.


A diferença entre fisioterapia e alinhamento postural se resume a aplicação de diferentes técnicas com diferentes finalidades. O alinhamento postural é um complemento que foca em um ponto muito importante para a nossa saúde que é a correção da postura, sendo muito benéfico para a nossa vida.


Quer tratar dores no corpo com alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



1.366 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page