top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Quem tem cirurgia na coluna pode fazer alinhamento postural?

Atualizado: 23 de nov. de 2023



A maioria das pessoas possui dores nas costas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que 80% da população mundial sofre com algum tipo de dor nas costas. E no Brasil, o problema também é alarmante! De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada cinco brasileiros possui um problema crônico na coluna.


Os números mostram a importância de não negligenciar um dos principais problemas de saúde dos brasileiros. A dor nas costas é o principal motivo do afastamento de trabalhadores de seus postos de trabalho.


Um dos tratamentos que mais tem se destacado no mercado é o alinhamento postural. Essa técnica de terapia manual é muito eficaz, apresentando resultados rápidos e sendo muito eficaz para o tratamento de várias patologias, inclusive problemas na coluna.


Mas será que pessoas que já passaram por algum tipo de cirurgia na coluna podem fazer sessões de alinhamento postural? É isso que vamos lhe responder neste artigo!


Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Braga, da Clinic Advance, que nos explicou sobre a importância e a aplicação de alinhamento postural e de seus benefícios para os pacientes. Confira a entrevista abaixo:


O que é alinhamento postural?


O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual em que a gente visa a melhora da postura, o alívio das tensões e dores musculares, além de promover relaxamento e o alinhamento do corpo como um todo, principalmente da coluna.


Então, nós buscamos deixar a coluna o mais reta possível, jogar os ombros para trás, expandir o peitoral e melhorar a postura. E como consequência, o paciente pode observar resultados rápidos em sua qualidade de vida.


Quem sofre com dores na coluna pode fazer tratamento com alinhamento postural?


Deve. Quem possui qualquer tipo de dor na coluna deve fazer o alinhamento postural. Essa técnica é voltada para isso! O alinhamento postural serve para tratar quem tem dor, tensão, desvios posturais ou qualquer patologia que comprometa a coluna como hérnia de disco e artrose.


E pessoas que já passaram por cirurgia na coluna podem fazer alinhamento postural?


Sim. Esses pacientes devem passar por uma avaliação bem mais criteriosa. Nós precisamos tomar alguns cuidados para manipular a região em que foi feita a cirurgia, principalmente se for uma artrodese, que é quando são colocados parafusos ou pinos para unificar a coluna.


Então, tudo depende da cirurgia, tem pessoas que fazem apenas uma raspagem, o que não altera em nada para a realização do alinhamento postural, por exemplo. Já em pacientes que passaram por cirurgias mais complexas, precisamos ter um maior cuidado na hora da manipulação do alinhamento postural.


Mas em qualquer situação, o alinhamento postural pode ajudar mesmo após a realização de uma cirurgia na coluna. Muitas pessoas que passam por esses procedimentos sofrem com o enrijecimento da musculatura na região, então o alinhamento postural ajuda a soltar essa musculatura, fazendo com que o paciente sinta menos dor e tensão e recupere qualidade de vida.


Quais desvios de coluna podem ser tratados com alinhamento postural?


Hiperlordose, hipercifose e escoliose são os principais desvios de coluna que podem ser tratados e corrigidos com a realização de sessões de alinhamento postural.


Quais são os benefícios do alinhamento postural para quem tem problema na coluna?


Depende do problema. Nós conseguimos corrigir desvios posturais, melhorar ou regredir uma hérnia de disco, tratar lombalgias, enfim conseguimos melhorar todos os sintomas relacionados a dores e tensões musculares com a técnica de alinhamento postural.


O alinhamento postural possui três objetivos principais. O principal é tratar as dores causadas pela correria do dia a dia, como dormir de mau jeito, fazer esforço repetitivo ou carregar muito peso, por exemplo. Assim também é um objetivo do alinhamento postural tratar patologias da coluna.


E por fim, o terceiro objetivo é o alívio das tensões musculares. Por meio da manipulação de um fisioterapeuta com a técnica, é possível soltar a musculatura, aliviando tensões e dores causadas pelo estresse, ansiedade e pela má postura das pessoas no dia a dia.


A influenciadora digital e ex-BBB Jade Picon é uma das famosas que recorreram a sessões de alinhamento postural após traumas causados por uma queda de skate na adolescência. Jade é paciente da Clinic Advance, clínica de fisioterapia pioneira na prática do alinhamento postural no Brasil.


A Clinic Advance busca introduzir uma filosofia de tratamento preventivo para seus pacientes. O cuidado com o corpo é muito importante, principalmente com as dores nas costas, que prejudicam a vida de milhões de brasileiros.


Com o alinhamento postural, tratar dores e problemas na coluna, mesmo após uma cirurgia complexa é possível e pode ajudar na retomada da qualidade de vida. Na Clinic Advance, você encontra profissionais especializados no alinhamento postural e outras áreas da fisioterapia.


Quer agendar uma sessão? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



69 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page