top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Quiropraxia Instrumental: conheça os principais benefícios

Atualizado: 23 de nov. de 2023




A quiropraxia é uma das técnicas de terapia manual que mais vem crescendo no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) são realizados cerca de 1 milhão de atendimentos por ano no país. E uma das variações dessa técnica que auxiliam a potencializar os resultados do método é a quiropraxia instrumental.


Diferente da quiropraxia convencional, que utiliza apenas manobras manuais para tratar dores musculares, dores nas articulações e aliviar tensões, a quiropraxia instrumental se utiliza de instrumentos em sua aplicação para oferecer um tratamento mais eficaz, com sessões mais rápidas e confortáveis para os pacientes.


O método está em pleno crescimento no Brasil e se destaca como uma das principais alternativas para combater problemas como dores nas costas, alívio de tensões musculares e outras patologias.


Para entender melhor sobre as características e as indicações do uso da quiropraxia instrumental, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos falou mais sobre a técnica, confira abaixo:



O que é Quiropraxia Instrumental?


A quiropraxia instrumental é utilizada junto com outras técnicas como, por exemplo, com a quiropraxia tradicional. Na quiropraxia instrumental, há a utilização de alguns aparelhos que ajudam a soltar a musculatura tensa para podermos fazer a manipulação correta.

Assim, é possível soltar os tecidos moles que são os músculos para que nós possamos manipular as articulações. Geralmente, os instrumentos usados são ventosas, raspadores, theragun, entre outros.



Quais são as principais diferenças da Quiropraxia Instrumental para a Quiropraxia Tradicional?


A quiropraxia tradicional se dá pela manipulação de todas as articulações, em que uma sessão demora, em média, cerca de 15 minutos. Nisso, conseguimos manipular todas as articulações do corpo, desde a cervical até o tornozelo. E isso só envolve o ajuste articular.


Já a quiropraxia instrumental, ela vai auxiliar com a ajuda dos aparelhos na realização da soltura dos músculos. Com isso, as manipulações nas articulações são muito mais fáceis e rápidas de serem feitas. Por isso, combinar essas duas formas de quiropraxia é essencial para obter melhores resultados.



Quais os principais benefícios da Quiropraxia Instrumental?


O principal benefício da quiropraxia instrumental é promover o relaxamento. Com a liberação miofascial que ajuda na soltura dos músculos, o paciente sente um grande alívio nas tensões. Claro que isso se dá com base na necessidade de cada paciente.



Quando a Quiropraxia Instrumental é indicada?


Na minha opinião, a quiropraxia instrumental deve ser indicada em todos os casos. Eu acredito que não dê para fazer um atendimento de alguns minutos com base em estalidos e achar que isso irá resolver o problema do paciente.


O movimento de estalar o corpo alivia dores e tensões, mas isso deve ser estar associado a outras técnicas e métodos da quiropraxia. Nisso, é importante se utilizar de técnicas como a quiropraxia instrumental, o alinhamento postural, a liberação miofascial para promover o relaxamento.


No geral, a quiropraxia instrumental é indicada em casos de tensão e dor muscular e pinçamento de nervo como o nervo ciático.



Há contraindicações para o uso da Quiropraxia Instrumental?


Isso depende muito do paciente. Não há nenhuma contraindicação severa. É importante o fisioterapeuta estar atento a aplicação em pacientes idosos, gestantes ou se o paciente estiver recém-operado.


E também se o paciente possuir uma contratura muscular muito forte, é preciso tomar cuidado para que o paciente não fique mais machucado após a sessão do que antes. É fundamental tomar muito cuidado com esses quatro fatores.



Há relação entre Quiropraxia Instrumental e Alinhamento Postural? As técnicas podem ser aplicadas em conjunto em um paciente?


As técnicas devem ser aplicadas em conjunto. Como já disse em outra pergunta, não há como usar uma única técnica e obter um resultado “milagroso”. Aplicar um conjunto de técnicas no atendimento de pacientes é o ideal.


A quiropraxia instrumental, a quiropraxia tradicional e o alinhamento postural devem ser aplicadas, em muitos casos na mesma sessão, para promover mais qualidade de vida e alívio de tensão e dores musculares para os pacientes.


Aqui na Clinic Advance, temos o alinhamento postural como a base do nosso atendimento e a partir dela utilizamos outras técnicas para ajudar no bem-estar e promover qualidade de vida, com base na necessidade de cada paciente.


Como percebemos, a quiropraxia instrumental é uma técnica que pode gerar excelentes resultados já nas primeiras sessões, principalmente, quando é aplicada em conjunto com outras técnicas de terapia manual.


Aliada a técnicas como o alinhamento postural, carro-chefe da Clinic Advance, a quiropraxia instrumental consegue ser mais bem aproveitada para promover qualidade de vida aos pacientes.


O uso combinado das técnicas é essencial para aliviar dores e tensões musculares e tratar diversos tipos de patologias. É possível ter resultados rápidos com sessões rápidas e eficientes, saindo com o corpo em harmonia e eliminando problemas musculares e nas articulações.


A Clinic Advance conta com profissionais especializados em alinhamento postural e outras técnicas de alta eficiência. Quer marcar uma sessão de quiropraxia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



646 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page