top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Quiropraxia para alívio de tensões e alinhamento da postura

Atualizado: 23 de nov. de 2023




A quiropraxia é uma das técnicas de terapia manual utilizado por quiropraxistas e fisioterapeutas para tratar diversos tipos de dores e patologias do corpo. Muitas pessoas já ouviram falar sobre quiropraxia, mas tem dúvidas sobre os benefícios do método, fizemos este texto para evidenciar as vantagens de realizar sessões de quiropraxia com frequência.


A coluna vertebral é o ponto central do nosso corpo e é por isso que é tão importante mantê-la equilibrada. E isso pode ser alcançado com a ajuda da quiropraxia. Aliado a outros métodos de terapia manual, a quiropraxia pode trazer resultados efetivos e rápidos para a melhora da postura e o alívio de dores e tensões musculares que afetam a nossa qualidade de vida.


O que é e como surgiu a quiropraxia?


A quiropraxia é uma técnica reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que tem como foco o equilíbrio da coluna vertebral, conseguindo tratamento patologias relacionadas a músculos, tendões, ossos, ligamentos e articulações.


Essa técnica se utiliza de manipulações por meio de estalidos para aliviar dores e tensões. O quiropraxista também avalia e orienta hábitos e exercícios que favoreçam a correção da postura e prevenção de dores e tensões em músculos e articulações de todo o corpo.


Como ciência, a quiropraxia é uma prática bastante antiga. Documentos comprovam que a quiropraxia era praticada pelos gregos e chinesas, antes do nascimento de Jesus Cristo. Na idade contemporânea, a quiropraxia como conhecemos hoje passou a ser praticada em meados de 1900.


O criado da quiropraxia moderna é o canadense David Palmer. E o surgimento foi bastante curioso. Palmer atendeu um paciente que alegou ter de perdido a audição após um estado na região das costas. Após a manipulação manual, Palmer conseguiu ajudar o paciente e depois passou a estudar e difundir a quiropraxia moderna.


Quiropraxia potencializa resultados em conjunto com outras técnicas


A quiropraxia é um método importante para a melhora da postura e o tratamento e prevenção de dores e patologias diversas. Aliada a outras técnicas como o alinhamento postural, os resultados podem ser ainda mais rápidos e efetivos.


Para entender melhor os benefícios e a relação da quiropraxia com o equilíbrio da coluna, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos falou sobre os benefícios e a relação da quiropraxia com o bem-estar e a qualidade de vida. Confira a entrevista abaixo:


Como a quiropraxia atua no alívio de tensões musculares?


Nós da Clinic Advance não usamos apenas a quiropraxia, usamos também o alinhamento postural. Mas no conceito básico da quiropraxia, soltando a musculatura por meio da liberação miofascial, com ou sem ajuda de aparelhos, o paciente sente um grande alívio das tensões musculares.


Além disso, o fisioterapeuta faz diversas manipulações articulares que promovem os estalos por todo o corpo, principalmente na coluna e no quadril. Esse mix de ações geram resultados no alívio de tensões musculares de forma efetiva.


Quiropraxia pode ajudar na melhora da postura?


Com certeza! Atrelado a prática de alinhamento postural, os resultados tendem a ser excelentes. A partir do momento em que realizamos a liberação miofascial, fazemos os ajustes articulares e passar uma consciência corporal para o paciente, ele tende a ter uma postura mais alinhada.


Quais problemas a quiropraxia pode resolver?


Todos. A quiropraxia pode promover qualidade de vida no geral. Essa técnica trata e previne dores musculares e dores articulares. Podemos tratar hérnia de disco, tendinite, desgaste articular, dores de cabeça e outras patologias com a quiropraxia.


Aqui na Clinic Advance, nunca usamos uma técnica isolada. Então, sempre que usamos a quiropraxia, ela está aliada a diversas outras técnicas que potencializam seus resultados e geram mais qualidade de vida para o paciente.


Qualquer pessoa pode fazer uma sessão de quiropraxia?


Sim, qualquer pessoa pode fazer uma sessão de quiropraxia. A única coisa que é importante ressaltar é que se o paciente já passou por um procedimento cirúrgico é preciso ter um pouco mais de cautela.


Nesses casos, o fisioterapeuta deve avaliar o histórico e os exames do paciente para realizar as manipulações da forma correta. O mesmo vale para idosos e gestantes, que são pessoas em condições especiais e que precisam de mais cuidado e cautela na aplicação da quiropraxia.


Quiropraxia apresenta resultados rápidos para os pacientes?


A quiropraxia é maravilhosa! Em uma sessão, o paciente já consegue sentir a diferença em relação aos sintomas apresentados antes do procedimento. Isso é essencial para que busca aumentar o seu bem-estar e a qualidade de vida.


Como vimos no artigo, a quiropraxia é uma técnica de grande valia para o bem-estar do ser humano. O uso da quiropraxia aliada a técnicas como o alinhamento postural potencializam os resultados.


Quer marcar uma sessão de quiropraxia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar sua qualidade de vida com a gente!




147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page