top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Quiropraxia, Pilates e Alinhamento Postural: qual a diferença?

Atualizado: 27 de nov. de 2023




Para garantir que ao longo dos anos tenha-se uma boa saúde corporal, é de extrema importância atentar-se a postura que temos no dia a dia. No entanto, muitos ainda possuem algumas dúvidas sobre o assunto, por exemplo, sobre a diferença entre quiropraxia, pilates e alinhamento postural.


O fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros esclarece algumas dúvidas comuns em relação a esses termos e dá dicas para você cuidar da saúde da maneira correta. Confira a seguir.


O que é alinhamento postural?


O alinhamento postural, ou como também é conhecido, Body Alignment, é um tratamento realizado por fisioterapeutas e possui três objetivos principais. Um deles é tratar a dor, que muitas vezes pode ser provocada pela má postura do dia a dia.


Vale lembrar, que não é só permanecer sentado em uma posição incorreta que pode gerar esse tipo de complicação. Dormir de mau jeito, permanecer imóvel de maneira errada e exagerar no manuseio e carregamento de pesos em excesso são apenas alguns dos fatores que podem causar dor nas costas entre outros problemas.


Outro objetivo do alinhamento postural é aliviar as tensões musculares que podem ter diversas causas, como, por exemplo, a má postura, estresse, ansiedade, entre outros.

Segundo o fisioterapeuta, o princípio básico para a realizar esse tratamento se concentra no alinhamento do quadril.


“Nós temos diversas articulações no nosso corpo e o quadril é a maior delas, já que dele é originado nossas pernas e coluna. Por isso, ele é considerado o eixo, a raiz do corpo humano”, afirma o especialista.



Alinhamento postural e quiropraxia: quais as diferenças?


Apesar de ambos os tratamentos terem como objetivo principais a melhora da postura, o alinhamento postural e a quiropraxia são bem diferentes. Enquanto o alinhamento visa melhorar a postura do paciente com intervenções técnicas, a quiropraxia trabalha de outra maneira.


Segundo o fisioterapeuta, a quiropraxia trabalha a parte de manipulações, em que são realizados estalos no corpo do paciente, seja na coluna, no pescoço, no joelho ou no quadril.


No entanto, para realizar esse tipo de tratamento, é necessário fazer uma avaliação prévia do quadro do paciente, pois em alguns casos, pode ser uma técnica não tão benéfica para o corpo.


Já o alinhamento postural, não realiza estalos no corpo e, ao contrário da quiropraxia, pode ser realizado antes de algum problema ou patologia comprovada. Para o especialista, o alinhamento postural deve ser realizado, inclusive, antes do problema ser detectado, de forma preventiva.



Alinhamento postural e pilates: quais as diferenças?


O pilates também é realizado para a melhora na postura. No entanto, possui técnicas diferentes do alinhamento postural e da quiropraxia. Este tratamento é realizado com exercícios específicos, de fortalecimento e alongamento da postura, sem a manipulação do fisioterapeuta no corpo do paciente.


Enquanto isso, no Body Alignment também são realizados o fortalecimento e o alongamento das musculaturas posturais do paciente, entretanto, as manipulações são utilizadas. Geralmente, o pilates também é realizado com o auxílio de alguns acessórios como bolas, halteres e etc.


Técnicas de alinhamento postural


Sendo, em síntese, uma técnica para auxiliar na melhora da postura, o alinhamento postural possui alguns procedimentos para garantir o melhor ao seu paciente. Vale lembrar, que cada uma delas é realizada de acordo com o quadro de saúde de quem solicita o tratamento.


Veja alguma delas:


Liberação miofascial


A liberação miofascial é utilizada para além de melhorar a postura, promover mais eficácia em exercícios físicos. Ela consiste em manobras realizadas no corpo do paciente, que podem ser feitas com o auxílio de rolos de espuma, bastões, bolinhas e com as mãos.

Além disso, segundo o especialista, a liberação miofascial também é utilizada para a soltura da musculatura, aliviando tensões e dores localizadas. Nesta técnica também são realizadas manipulações das articulações, tirando assim sobrecarga das mesmas, deixando o corpo mais aliviado.


Exercícios


Alguns exercícios também são realizados nas sessões de alinhamento postural. Os exercícios de alongamento é um dos principais, já que auxília na musculatura corporal. Neste caso, o especialista orienta o paciente durante a sessão, para realizá-lo de maneira correta e funcional.


Exercícios de mobilidade também são utilizados para o alinhamento postural, já que em muitos casos, a forma com que a pessoa se move pode causar alguma complicação futura.


Também são utilizados exercícios de fortalecimento, pois em alguns casos, a complicação pode ocorrer pelo fato do músculo não estar nas condições adequadas.


É muito importante citar que nem sempre o mesmo paciente necessita de todos os tipos de exercício. Sendo assim, o ideal é ao notar que este tipo de tratamento é necessário, procurar um especialista recomendado para a realização das técnicas.



Mas afinal, o alinhamento postural funciona?


Se você está se perguntando se o alinhamento postural funciona, a resposta é sim!


Isso porque, como o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros conclui, cuidar do corpo é fundamental e não é necessário esperar alguma complicação maior e, por isso, realizar as técnicas de alinhamento postural periodicamente é muito importante.


Quer fazer uma sessão de alinhamento postural ou quiropraxia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



7.096 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page