top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Relação entre Fisioterapia e mental wellness

Atualizado: 27 de nov. de 2023




Muitos se preocupam apenas com a saúde física, mas é preciso lidar com a mente. Estar mentalmente bem é essencial para que uma pessoa possa se sentir capaz de agir e pensar da melhor maneira possível. É isso que defende o mental wellness!


Cuidar da saúde mental é tão importante quanto da saúde física. E a pandemia de COVID-19 mostrou isso. Com restrições de deslocamento, a saúde mental passou a ser ainda mais o foco do problema para muitas pessoas.


Um estudo da USP (Universidade de São Paulo) com pessoas de 11 países mostra que o Brasil foi o país com mais casos de ansiedade e depressão durante a pandemia. Estes problemas psíquicos são dois dos que mais afetam os brasileiros.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. De acordo com a pesquisa, cerca de 5,8% da população do país apresenta o quadro de depressão.


Em meio a isso, a fisioterapia se torna uma excelente aliada para o bem-estar mental. O trabalho para recuperar e equilibrar o corpo físico tem mostrado resultado de grande impacto nos pacientes. E o que nos explica a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, que conversou com a gente sobre a relação entre fisioterapia e mental wellness.


Confira abaixo:



O que é mental wellness? Qual é a sua importância?


Mental wellness é qualquer distúrbio psíquico que a pessoa tenha. Isso inclui qualquer alteração psicossomática ou psicossocial como depressão, síndrome do pânico, ansiedade ou qualquer outro problema que afeta a saúde mental do paciente.


Com toda a loucura que estamos vivendo por causa da pandemia, muitas pessoas vêm sofrendo com a saúde mental abalada, seja pelo medo da doença, por questões financeiras ou qualquer outro motivo.


Por conta de tudo o que essa geração vem vivendo hoje em dia, os casos de ansiedade e depressão, acabam tendo uma relevância ainda maior. Os casos de distúrbios psíquicos aumentaram muito, muitas pessoas sentem algo do tipo hoje em dia.


E isso deve ser levado a sério, não é uma brincadeira! Por isso, trabalhar o mental wellness é muito importante para o dia a dia.




Como a fisioterapia pode ajudar no bem-estar mental do paciente?


De forma geral, a fisioterapia trata a saúde física, nós tratamos o corpo. Quando estamos com dores, tensões e com outros problemas no nosso corpo, isso afeta diretamente a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.


Então, quando não estamos bem com nosso físico, nossa cabeça também não está bem, o que impacta negativamente a nossa saúde mental.


Então, a fisioterapia trata o corpo como um todo, gerando bem-estar e qualidade de vida para os pacientes. E como consequência, o paciente melhora a sua saúde mental através da melhora física, já que saúde mental e física estão completamente interligadas.


Qual a relação entre fisioterapia e mental wellness? Como o bem-estar físico ajuda a promover o bem-estar mental?


A dor física interfere diretamente nos problemas mentais. Então, sempre que uma pessoa está com dor, com tensão, com uma incapacitação ou limitação física, isso interfere diretamente no seu psicológico.


Esses problemas diminuem a qualidade de vida, tira o sono, tira o apetite, aumenta o nível de estresse e tensão. Hoje em dia, é comprovado que corpo e mente estão interligados e quando uma das duas partes não está bem, isso se reflete no outra.


Por isso, é preciso tratar a saúde física e mental em conjunto. Logo, a fisioterapia e o mental wellness caminham lado a lado para que pessoas consigam se manter com o corpo e mente sãos.




Como a fisioterapia atua para refletir na melhora da saúde do paciente? Como o alinhamento postural pode ajudar a aumentar o bem-estar no paciente?


De uma forma geral, a fisioterapia trata a saúde do paciente através de exercícios de alongamento, fortalecimento, usando de técnicas como pilates, até terapias manuais como o alinhamento postural, entre outros.


O alinhamento postural é uma terapia que gera relaxamento, alívio de tensões e dores, fazendo o paciente se sentir melhor e com isso age diretamente na saúde mental. Tudo o que melhora o nosso bem-estar físico, age também na melhora da nossa saúde mental.


Quando fazemos uma sessão de alinhamento postural, estamos ajudando o corpo do paciente a liberar hormônios que promovem uma melhora em sua qualidade de vida. Isso é comprovado cientificamente e vemos isso no dia a dia com o relato de nossos pacientes.


A fisioterapia é um dos fatores-chave para a melhora do bem-estar mental. Técnicas como o alinhamento postural são essenciais para equilibrar corpo e mente. Com a recuperação do bem-estar físico, o bem-estar mental se torna uma consequência natural do tratamento fisioterápico.


A pandemia de coronavírus vem mostrando a importância de ter equilíbrio na saúde física e mental, apontando a importância de cuidar das emoções e sentimentos. Por isso, é importante reforçar a importância de cuidar da saúde mental e física para tratar e prevenir problemas que afetem a qualidade de vida das pessoas.


Quer fazer uma sessão de fisioterapia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page