Saiba o que é bruxismo e como o alinhamento postural pode te ajudar

O bruxismo é uma doença silenciosa, que surge na maioria das vezes de forma inconsciente. Caracterizado pelo ato de “ranger os dentes” ao dormir, o bruxismo afeta cerca de 30% da população mundial, segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil, dados apontam que o problema atinge cerca de 40% da população e piorou após o início da pandemia de COVID-19. Geralmente, o bruxismo é causado por forte estresse, ansiedade e outros transtornos que refletem no sistema nervoso das pessoas.

Sem o tratamento adequado com um odontologista, uma pessoa com bruxismo pode causar sérias lesões permanentes em seus dentes. Além do prejuízo a saúde bucal, o bruxismo também afeta outras regiões do corpo causando mal-estar, fortes dores de cabeça e dores na nuca. Também podendo inclusive causar paralisia facial e um forte incômodo nas articulações em casos mais graves.

A Clinic Advance recebe diversos pacientes que sofrem de fortes tensões na região da mandíbula, cervical e outras que são oriundas do bruxismo. Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida que nos explicou como o alinhamento postural ajuda no tratamento dos sintomas do bruxismo. Confira a entrevista abaixo:

O que é Bruxismo?

O bruxismo acontece quando a pessoa tem o hábito ou cria um vício de ranger os dentes ao dormir. Além de ranger, o bruxismo também surge pelo apertar dos dentes, quando a pessoa tem o vício de comprimir um dentre sobre o outro. De ambas as formas, a ação é inconsciente e podem surgir tanto na hora do sono, quanto ao longo do dia.

Isso gera muitos problemas para as pessoas! O bruxismo gera muita tensão na região da boca e mandíbula. E além de problemas odontológicos como o desgaste dos dentes, a forte tensão pode refletir em problemas na região do trapézio, da cervical, entre outras.

Qual é a relação entre alinhamento postural e bruxismo?

As pessoas que sofrem com o bruxismo costumam ter bastante tensão na região da cervical e do pescoço. Vemos muito isso aqui na clínica e quase sempre essa forte tensão nessas regiões está ligada ao bruxismo.

Com isso, nós vamos tentando descobrir as origens do problema durante o atendimento e por meio do alinhamento postural, conseguimos tratar e aliviar essa tensão. Fazemos a soltura da musculatura de pescoço, cervical e trapézio.

Dessa forma, o alinhamento postural pode ajudar pessoas que sofrem com o bruxismo a tratar os principais sintomas da doença, ajudando a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como saber se tenho bruxismo?

O diagnóstico é feito pelo dentista, que consegue perceber o desgaste dos dentes no atendimento odontológico. Por isso, se você suspeita que possui o problema, procure um dentista de sua confiança.

Aqui na clínica, nós acabamos descobrindo o problema, por meio da anamnese, em que perguntamos ao paciente diversas questões relacionadas a sua saúde. Dessa maneira, podemos ter certeza da origem das tensões. E em alguns casos, aconselhamos o cliente a consultar um dentista para verificar se possui bruxismo.

Como o bruxismo afeta a qualidade de vida?

As pessoas que possuem o bruxismo acabam tendo diversos problemas odontológicos como o desgaste dos dentes, mas os problemas vão muito além disso.

É comum que pessoas com bruxismo sofram com fortes tensões em várias regiões do corpo, dores de cabeça constantes, entre outras questões. Já estive com pessoas que chegaram a ter paralisia facial por conta do bruxismo, por exemplo.

O bruxismo afeta muito a qualidade de vida do paciente porque as dores recorrentes interferem nas atividades do dia a dia.

Como tratar o bruxismo?

Normalmente, o bruxismo é tratado com o dentista. Geralmente, os dentistas prescrevem plaquinhas para que os pacientes usem e possam fazer um tratamento para sanar o problema. E com o alinhamento postural tratamos alguns dos sintomas dessa patologia.

Como o alinhamento postural ajuda a tratar o bruxismo?

A técnica do alinhamento postural ajuda no tratamento dos sintomas. Nosso trabalhar é soltar toda a musculatura de mandíbula, cervical e musculatura anterior do pescoço. Assim conseguimos aliviar as tensões que surgem por conta desse problema, proporcionando um ganho de qualidade de vida.

Quais os benefícios do alinhamento postural?

O alinhamento postural trata dores, faz a liberação miofascial, ajuda na correção da postura e atua na prevenção de doenças e patologias. Com o bruxismo, por exemplo, conseguimos aliviar a intensidade dos sintomas que o paciente adquire por conta do problema.

Como vimos ao longo do texto, o bruxismo é uma doença que surge de maneira silenciosa e possui diversos malefícios para a saúde bucal e física. Os sintomas afetam consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. Nesse ponto, é preciso procurar por alternativas que complementem o tratamento odontológico.

Uma dessas alternativas é o alinhamento postural. Com essa técnica de terapia manual, é possível tratar os sintomas de maneira efetiva, aliviando dores e eliminando tensões nos pacientes.

Quer marcar uma sessão de alinhamento postural para tratar o bruxismo? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!