top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Saiba qual é a importância do Alongamento

Atualizado: 27 de nov. de 2023



Muitas pessoas negligenciam os exercícios de alongamento no dia a dia. Essa não é uma atitude muito inteligente! Os exercícios de alongamento são muito importantes para prevenir lesões, preparar para atividades físicas intensas e ajudar na recuperação de tensões e dores musculares.


Ao contrário do que muitos pensam, o alongamento não é recomendado apenas antes ou após atividades físicas. Fazer exercícios de alongamento ao longo do dia, como logo ao acordar ou durante uma pausa no trabalho, pode ser muito benéfico para a sua qualidade de vida.


Aqui, vamos te explicar qual é a importância do alongamento e citar alguns benefícios de realizar esses exercícios na sua rotina. Vamos lá!


Por que praticar exercícios de alongamento é tão importante?

Diferente de outros tipos de exercícios físicos, os exercícios de alongamento não provocam tensões ou dores musculares. Esses exercícios ajudam a promover relaxamento e flexibilidade, ajudando a nos preparar não só para atividades físicas, como também para atividades do dia a dia, afinal o dia de trabalho costuma ser bastante cansativo, não é?


Alongar a musculatura em diversos momentos do dia a dia ajuda a prevenir lesões, melhora a circulação sanguínea e traz mais flexibilidade para os músculos. Confira abaixo os principais benefícios de criar o hábito de praticar alongamento no seu dia a dia:


Alívio de dores


Músculos enrijecidos ou encurtados criam tensões e desalinhamentos articulares gerando desgastes, tensões e possíveis dores. Os exercícios de alongamento conseguem relaxar os músculos e diminuir o encurtamento. Isso traz um alívio das dores e diminui as chances de lesões musculares no dia a dia. ⠀

Menos cansaço no dia a dia


Pessoas que precisam sustentar uma má postura gastam mais energia muscular comparado a uma pessoa com a postura alinhada. O alongamento ajuda pessoas a criar maior consciência corporal e aliado a outras técnicas como o alinhamento postural trazem maior sensação de bem-estar e disposição, diminuindo a sensação de cansaço.

Hipertrofia


Existem diversos estudos já mostraram que o alongamento facilita a hipertrofia muscular. O alongamento ajuda a flexibilizar e preparar os músculos para sessões de treinos intensas.

Redução de lesões musculares


Músculos com a sua flexibilidade preservada mantém as articulações sem desalinhamentos e desgastes. Além de suportar maiores tensões e evitar contraturas musculares. E o alongamento é um fator-chave para diminuir as chances de lesões musculares.


Alinhamento e melhora da postura


Os músculos flexíveis ajudam na sustentabilidade de uma boa postura. Quando ocorrem encurtamentos ou tensões acontecem disfunções posturais predispondo às dores. Os exercícios de alongamento são importantes e se aliados ao alinhamento postural, os resultados para a postura e o fortalecimento muscular são excelentes e rápidos.

Como percebemos aqui, tudo está interligado! Então, você deve considerar o alongamento como um exercício que lhe traz muitos benefícios e não apenas lhe prepara para uma atividade física. Aqui na Clinic Advance, trabalhamos com exercícios de alongamento em diversos momentos dentro dos nossos tratamentos.


Quer ter acompanhamento profissional e diminuir suas chances de lesões e dores musculares? Marque uma sessão com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page