top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Todos estamos olhando o celular com a postura errada, o que isso pode causar?

Atualizado: 27 de nov. de 2023




Com o crescimento do home office no Brasil, as pessoas estão cada vez mais sofrendo com dores dos mais diversos tipos nas costas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as dores nas costas são uma das principais causas de licença-médica de pessoas que estão trabalhando ativamente no país.


Os problemas são diversos como fadiga, cansaço, dores nas costas que desencadeiam a lombalgia, a escoliose, a hérnia de disco, tendinites e muitas outras LER (lesão por esforço repetitivo).


Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, sobre as consequências de alimentar a má postura diariamente na rotina de home office. Confira a entrevista abaixo:



Quais são as consequências de uma postura errada ao usar computadores, notebooks e outros?


As consequências da postura errada no dia a dia são diversas. Você tende a ficar cada vez mais cifótico, que é ficar corcunda com ombro para trás, pescoço projetado para a frente. Essa postura errada gera cada vez mais tensão na região de trapézio, escápula e quanto mais tensão, mais dor. Isso é uma das consequências da postura errada.


Um exemplo é que com o pescoço projetado para frente por muito tempo pode gerar um desgaste na cervical e isso pode virar uma hérnia de disco, então uma coisa vai levando a outra, isso vira um ciclo vicioso que culmina em diversas patologias.



Como a má postura atrapalha o rendimento no trabalho?

Na verdade, a má postura em si não atrapalha o rendimento no trabalho. Geralmente quem possui uma postura errada tem muitas compensações, então a pessoa terá mais propensão a tensões e dores musculares.


Um quadril desalinhado, por exemplo, leva a toda uma alteração para cima, então com o tempo a pessoa fica com um ombro mais alto que o outro, tudo isso gera sobrecargas em articulações e tendões, então pode ser que a pessoa desenvolva tendinite, bursite e muitos outros problemas.



Estar sempre com a postura errada em frente ao computador pode causar insônia ou cansaço excessivo?


Nesse caso, não é a postura que vai causar a insônia. A postura errada em frente a tela pode, no entanto, favorecer a isto. A pessoa que está com o pescoço projetado para a frente por conta da má postura, tende a intensificar a insônia porque o rosto está muito próximo da tela.


E sim, o cansaço excessivo pode ser intensificado por uma postura errada. Provavelmente, a pessoa sentirá o seu corpo mais cansado, mais dolorido por conta disso.


Quais problemas podem ser desenvolvidos ou agravados por conta da má postura?


Diversos problemas. Patologias como a hérnia de disco, tensão muscular, compressão nervosa, dor no ciático, lombalgia. Tudo isso pode ser intensificado pela má postura.


Se a pessoa escorrega o bumbum na cadeira, você tende a descarregar o peso na lombar, o que causa a lombalgia, por exemplo. Isso pode ser desenvolvido porque uma pessoa fica muito tempo em uma postura errada na frente do computador.


Esse é apenas um exemplo que mostra como a má postura por ficar na frente de uma tela por muito tempo pode causar na vida das pessoas.



Qual é a melhor forma de corrigir a postura?


“O alinhamento postural, o alongamento e o fortalecimento, e claro, o desenvolvimento da consciência corporal. ”

Uma boa postura no dia a dia ajuda a melhorar a qualidade de vida (mesmo se mantendo em frente a uma tela na maior parte do dia)?


Claro, com certeza. Mesmo que você fique em frente ao computador por horas, se você mantiver uma postura correta, você poderá evitar muitos problemas.


Com uma boa postura, as pessoas conseguem evitar tensões, dores na lombar, dor no trapézio, dor no ciático, dor na cervical, o que melhora a qualidade de vida de qualquer um.


Como o alinhamento postural ajuda na correção da postura?



O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual. Então, nós vamos manipular o seu corpo para corrigir a estrutura errada que as pessoas desenvolvem ao longo da vida.


Nós alinhamos o quadril que é a base do corpo. Depois, nós alinhamos a coluna para deixá-la o mais retinha possível. Então, o trabalho é jogar os ombros para trás, expandir o peitoral, mudando a estrutura do corpo para que uma pessoa consiga manter a postura correta naturalmente.


Com a manipulação que nós fazemos, nós conseguimos manter numa postura muito melhor, mais reta e aberta. E claro, aliado ao alinhamento, o que potencializa essa técnica é a realização de alongamento, atividade física, fortalecimento. Tudo isso ajuda a manter o corpo alinhado por mais tempo.


A cultura do home office tende a aumentar os problemas causados e intensificados pela má postura porque as pessoas não conseguem ter a infraestrutura necessária para o trabalho em casa e desenvolvem durante a vida, uma postura ruim no dia a dia.


Nesse ponto, o alinhamento postural deve fazer parte da rotina das pessoas como uma forma de estimular a consciência corporal e recuperar a qualidade de vida com uma boa postura. Como falamos em outros textos, é preciso usar o alinhamento postural, o alongamento e o fortalecimento como tratamento preventivo contra problemas na coluna.


Quer fazer uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page