top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Exercícios para fortalecer seu joelho

Atualizado: 23 de nov. de 2023




As lesões no joelho são grandes conhecidas dos amantes de futebol e outros esportes, mas também estão presentes em pessoas comuns e podem acontecer no dia a dia. O fortalecimento do joelho e de todo o membro inferior é essencial para prevenir lesões.


As causas mais comuns de lesões nos joelhos são torções, que afetam os ligamentos, e a sobrecarga que desgasta a região e pode gerar muitos problemas no local. Por isso, fazer exercícios para fortalecimento da região é tão importante.


Como falamos no início, não são apenas atletas de alto rendimento que sofrem com lesões no joelho. Os números do Ministério da Saúde referentes ao ano passado mostram como as lesões no joelho afetam pessoas comuns.


Segundo os dados, foram realizados cerca de 9 milhões de atendimentos ortopédicos no SUS (Sistema Único de Saúde) em 2021, dentre estes foram realizados mais de 5,2 milhões de exames e 16,7 mil cirurgias no joelho por conta de lesões mais graves.


Para entender como as lesões no joelho podem afetar uma pessoa e indicar exercícios para fortalecer a região, entrevistamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance. Confira a entrevista abaixo:



Quais são os melhores exercícios para fortalecer o joelho?


Depende muito de cada paciente, se a pessoa faz ou não alguma atividade física, se ela é atleta, se ela possui alguma dor crônica, mas geralmente gostamos de trabalhar todas as partes do membro inferior.


Então, o que eu recomendo é trabalhar a parte anterior, medial, lateral e a posterior da coxa. E trabalhar com exercícios para a panturrilha, trabalhando as pernas como um todo. É importante frisar que não há exercícios específicos para tornar o joelho mais forte. Até porque o desequilíbrio muscular é a causa de muitas lesões.


Muitas pessoas focam em exercícios que trabalham apenas algumas partes do membro inferior e acabam criando descompensações musculares, o que gera sobrecarga. Por isso, o melhor para fortalecer o joelho é trabalhar todo o membro inferior.


Como os exercícios podem ajudar a tratar lesões e dores no joelho?


Nós temos uma visão na Clinic Advance que é a de que a partir do momento em que nós temos a musculatura fraca, as articulações serão sobrecarregadas. Nós temos a nossa estrutura óssea (ossos e articulações) e os músculos que a envolve, por isso é essencial fortalecê-los.


Então, o ideal é termos músculos fortalecidos e em boas condições para a nossa rotina e atividades físicas. Com a musculatura fortalecida, podemos tratar e prevenir diversas lesões, então é sempre importante cuidar da condição muscular para que o paciente não tenha problemas.


Qual é a importância de fazer exercícios para fortalecer o joelho?


Como eu sempre falo “Não importa como, movimente-se!”. O corpo humano precisa de movimento. Quanto mais sedentária for a pessoa, pior tende a ser a sua saúde e é assim que começam a aparecer as dores e lesões.


Por isso a importância de fazer exercícios e fisioterapia para joelho é prevenir e tratar lesões, buscando sempre mais qualidade de vida e uma melhor estética.


Os exercícios podem ser feitos em qualquer lugar? Há alguma restrição?


Sim, podem ser feitos em qualquer lugar. Seja na academia, ao ar livre, na areia, em casa, hoje em dia temos muitos aplicativos que orientam treinos, basta que a pessoa tenha disciplina para praticar atividade física.


É claro que existem restrições, mas isso é algo que depende da situação de cada paciente. Não tem como falar de maneira geral, mas existem restrições e nisso é possível levar em conta vários fatores. Os exercícios devem ser orientados dentro das limitações de cada um. É importante sempre tomar muito cuidado e conhecer os seus limites, fazendo os exercícios corretamente.


Podemos perceber que fazer exercícios é muito importante para fortalecer todo o membro inferior, o que inclui os joelhos. Além da prática, os exercícios devem ser feitos de forma correta para não causarem sobrecarga ou desgastem o joelho. Para isso, é importante contar com ajuda profissional e ter toda a orientação possível.


Exercícios como ponte, elevação de pernas deitado, agachamento (em suas diferentes variações), flexão de pernas e adução de quadril são bastante eficazes para o fortalecimento do joelho.


Aliado aos exercícios de fortalecimento, uma boa dica para deixar os músculos do joelho mais fortes é a prática do alinhamento postural. A Clinic Advance é uma clínica de fisioterapia especializada em alinhamento postural, técnica que pode ajudar a eliminar e prevenir dores causadas por sobrecarga muscular e auxiliar na melhora da postura.


É possível praticar exercícios em qualquer lugar, seja em casa ou na academia, ao ar livre, o mais importante é estar em movimento, sempre fortalecendo os músculos das pernas. Mas se você sente que precisa de ajuda profissional, faça sessões de fisioterapia para joelho.


Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page